Janeiro morno para o varejo na capital paulista

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O ano começou morno para o varejo na capital, já que janeiro é uma espécie de mês de “êxodo” dos paulistanos que viajam em férias. Mas também é o mês em que o 13º salário já está acabando e começam a chegar contas como IPVA E IPTU. Os dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) refletem esse quadro: na primeira quinzena de janeiro, as vendas a prazo caíram 3,3%. Na comparação com igual período de dezembro de 2014, porém, houve forte queda sazonal de 30,7%. Já o movimento de vendas à vista subiu 3,4% nos primeiros quinze dias do ano, mas caiu 43% ante o mês anterior.

Segundo Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a queda nas vendas a prazo se justifica pela alta dos juros, a desaceleração do crédito para pessoa física e a baixa confiança do consumidor.

“Já a alta dos movimentos à vista, de bens de pequenos valores, está sendo impulsionada pelo aumento da massa salarial, e não do crédito”.Emílio Alfieri, economista da ACSP, lembra que o aumento da massa salarial registrado pelo IBGE em novembro, de 3,1%, reflete no crescimento dessas vendas de pequeno valor. “Os consumidores continuam comprando, mas nada que dependa de crédito.”

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