TOTVS aposta em mobilidade para o cultivo de café

0 149

Como foco da sua estratégia de negócios, a TOTVS atua cada vez mais especializada em diferentes áreas do mercado e, por meio da sua divisão de Agroindústria, dedicou-se ao desenvolvimento de uma oferta totalmente direcionada à especialização no cultivo de café, o TOTVS Agro Mobile Café. Trata-se de um pacote na nuvem com recursos específicos para o cultivo do grão, como o controle agronômico, dos locais de produção e dos ativos agrícolas. Tudo via mobilidade – do campo, diretamente para a palma da mão do gestor.

Mesmo em um cenário econômico desafiador, o consumo do café no Brasil mostrou acréscimo de 0,86% em 2015, frente ao ano anterior, representando 20,5 milhões de sacas produzidas. A relação per capita também passou de 4,90 kg por habitante/ano para 6,12 kg e a expectativa de 51% das indústrias da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) é que o volume de vendas aumente em 2016. São dados como esses que movimentam a busca das empresas do setor por tecnologias cada vez mais especializadas nos seus negócios. O objetivo é garantir mais produtividade, custos operacionais enxutos e redução de desperdício.

O TOTVS Agro Mobile Café chega ao mercado para viabilizar todo o controle agronômico necessário para o cultivo do grão, das atividades específicas, à identificação e acompanhamento das doenças. Independentemente do tamanho da produção, da pequena à grande, tudo passa a estar disponível via dispositivos móveis, que acompanham o dia a dia dos operadores e gestores da fazenda.

Com um tablet, o funcionário percorre os talhões e indica, diretamente no sistema, todas as pragas encontradas. O registro pode ser feito por foto, texto ou áudio e conta com precisão geográfica, para que se tenha certeza da área de infestação. Em tempo real e com visualização por mapas, o agrônomo tem total rastreabilidade das atividades executadas e consegue acompanhar o que está acontecendo em campo. O apontamento mobile permite um melhor planejamento do controle fitossanitário e proporciona elevado nível de gestão da lavoura, sem a necessidade de contratar mais pessoas para essas funções.

O pacote montado sob medida para o setor é comercializado exclusivamente na modalidade Intera, por meio de uma assinatura mensal e totalmente em cloud. Isto é, o produtor não terá custos com infraestrutura interna e não precisará fazer investimentos altos para adquirir a solução. Com a fazenda na palma das mãos, é possível realizar as principais atividades para garantir a produção e com o controle necessário para viabilizar o fomento e a sustentabilidade dos negócios.

“A indústria cafeeira possui alto valor agregado no seu produto final, com reconhecimento do mercado sobre as diferentes qualidades de grãos, inclusive daqueles direcionados à exportação. Dessa forma, um controle agronômico específico para o cultivo do café consolida um importante diferencial para o sucesso e manutenção dos negócios. Com inovação tecnológica, os gestores garantem uma importante ferramenta para se alcançar uma operação sustentável e lucrativa”, ressalta Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS.

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.