Ton, da Stone, lança solução que transforma celular em maquininha

0 749

O grupo StoneCo apresentou ao mercado o TapTon, uma nova funcionalidade que permite aos profissionais autônomos e liberais aceitarem transações de crédito ou débito por meio de cartões de aproximação (NFC) e digital wallets diretamente no celular.

Segundo a Stone, para os profissionais autônomos e liberais, as principais vantagens são a isenção dos valores de adesão da maquininha tradicional e a possibilidade de começar a vender no mesmo instante em que o usuário acessa o app de Ton, sem precisar aguardar a chegada de um terminal de vendas.

A companhia destaca que os clientes iniciais do TapTon vão ter acesso a uma conta completa, com Pix, cartão físico e virtual, link de pagamento e possibilidade de pagamento de boleto e tributos.

O TapTon é uma funcionalidade dentro do app do Ton e estará disponível para celulares com sistema Android a partir da versão 8.0 com NFC, podendo ser instalado gratuitamente. Com isso, a solução promete diminuir as barreiras para aceitar pagamentos em cartão, ao eliminar o custo do valor da maquininha na entrada.

O TapTon está disponível dentro do aplicativo da Ton. Imagem: Divulgação
“Sabemos que as taxas de adesão ou do aluguel de maquininhas pesam no bolso do nosso cliente, fazendo com que muitos deixem de aceitar cartões no seu negócio”, explica Caio Fiuza, sócio da Stone e responsável pelo Ton. “E hoje, mais do que nunca, quanto mais opções de pagamento ele oferece, mais vendas pode fazer, democratizando seus produtos ou serviços”, completa.

Ainda de acordo com a Stone, é possível efetuar vendas de até R$ 200,00 sem solicitação da senha, o que facilita e agiliza a operação. A nova funcionalidade é certificada e já está apta a operar com as principais bandeiras mundiais, Visa e Mastercard.

Os comprovantes de venda podem ser enviados para o comprador via SMS, e-mail e WhatsApp. Assim, como nas maquininhas tradicionais e no app, é possível acessar um relatório das vendas e realizar estornos quando necessário. “Como principal parceiro do empreendedor brasileiro, queremos democratizar o acesso aos meios de pagamento. O lançamento do TapTon é mais um importante passo que damos nesse sentido”, diz Augusto Lins, presidente da Stone.

Experiência positiva em outros países

A Visa, uma das parceiras da iniciativa, tem testemunhado experiências positivas com a implementação de solução similar em outros 20 países, como Costa Rica e Peru. “É inegável a força do celular na mão do brasileiro. Quando jogamos o foco para a evolução da indústria de pagamento, notamos que há um caminho grande a ser explorado no sentido de promover a inclusão e democratização maior desse acesso. Vejo essa ferramenta como mais um passo fundamental para promover a expansão da aceitação de tecnologias digitais na indústria de pagamento. Em um momento crítico como o que estamos vivendo, o artesão, o pipoqueiro, o taxista, o dono da quitanda do bairro ganham um benefício valioso na palma da mão”, conta Marcos Marins, diretor executivo de Aceitação da Visa do Brasil.

“A Mastercard, líder no mercado brasileiro de meios de pagamentos, é pioneira no desenvolvimento e uso da tecnologia para pagamentos por aproximação por meio de celulares, em mais de 17 mercados globais, todos com cases de sucesso e constante crescimento na aceitação por comerciantes e preferência dos consumidores” afirma Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil. “No Brasil, não tem sido diferente. Com a pandemia da Covid-19, vimos o avanço de diferentes formas de pagamento entre os consumidores, sendo que os pagamentos por aproximação se tornaram uma de suas modalidades preferidas por oferecer praticidade e conveniência de forma rápida e segura” finaliza o executivo.

Fonte e-commerce Brasil
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.