Tecnologia permite a gestão mais eficiente do recebimento à frente de caixa

0 820

Duas áreas no varejo em que podem ocorrer perdas significativas são a de recebimento de mercadorias e a frente de caixa. Por isso, toda a atenção em ambas é essencial e manter o controle é de vital importância. Os varejistas costumam afirmar que o recebimento é um ponto crítico de trabalho, pois pessoas são responsáveis pela conferência e inclusão de produtos na empresa. Já o checkout registra até 40% das perdas internas, decorrentes de fraudes de pessoas mal-intencionadas (operadores que não registram intencionalmente um produto, clientes aplicando golpe, cartão clonado ou roubado, etc) e erros operacionais (mercadorias não registradas e troca de etiquetas, por exemplo).

Para auxiliar o varejista a minimizar os impactos das perdas nas docas de seus armazéns e nos checkouts, a Gunnebo disponibiliza ao mercado o Gatetransfer e o Gatecash, duas soluções que funcionam de maneira complementar, respectivamente, permitindo o controle e a gestão mais eficiente do recebimento à frente de caixa. “O desafio do recebimento e transferência de mercadorias é reunir diferentes características em um só local, contando com a interferência de diversas áreas (logística, comercial, expedição, financeiro, prevenção, etc). Mas é o motor da loja, pois os principais indicadores (em especial a ruptura) podem ser alavancados pelo mau funcionamento do recebimento de mercadorias”, argumenta Marcos Passarella, consultor de Desenvolvimento de Negócios da Gunnebo. O Gatetransfer é a grande novidade da Gunnebo a ser apresentada na Apas Show 2018, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de maio.

Um processo de recebimento de mercadoria eficiente deve oferecer informações precisas e corretas sobre os itens, alimentando todo o processo de controle de estoque e de vendas. “O Gatetransfer surge para oferecer uma gestão mais eficaz dos processos, através da busca inteligente de vídeos e da consultoria da Gunnebo para revisar e auditar os processos através das melhores práticas de mercado. Com isso é possível reduzir as perdas, aumentar a produtividade e revisar e garantir o bom andamento dos processos”, argumenta Passarella.

De acordo com o consultor da Gunnebo, como as perdas são divididas em identificadas e não identificadas, a expectativa é que a garantia dos processos e a blindagem do conferente em relação ao motorista devem levar o recebimento a um novo patamar de qualidade e produtividade, impactando na redução das perdas em todas as categorias. “Mas, acima de tudo, é importante lembrar que, se no PDV perdemos uma unidade ou uma caixa, no recebimento estamos falando de pallets e carretas. Daí a importância de validarmos as operações, categorias de produto e processos mais críticos”, revela Passarella.

Gatetransfer e Gatecash atuando integrados – O Gatetransfer, assim como o Gatecash, integra o áudio e o vídeo com o registro de operações e permite buscas inteligentes a partir das operações de maior risco ou criticidade. Ele pode oferecer gravações de até 180 dias, atendendo à amplitude dos ciclos de recebimento da mercadoria e inventários. Desta forma, o cliente tem acesso aos vídeos de exceções que devem ser vistos e validados pelo operador.

Para seu pleno funcionamento, o Gatetransfer necessita de um projeto com participação do varejista para validar que áreas de recebimento sejam pré-definidas em conjunto com o posicionamento das câmeras. O sistema também faz o monitoramento estratégico de dias ou semanas anteriores, mas recomenda-se que, além dessa funcionalidade, seja disponibilizada a tela de monitoramento online para motoristas em local separado das docas. “Dessa forma, oferecemos uma plataforma que fortalece o processo, pois de um local remoto o motorista também pode conferir o trabalho”, revela Passarella.

O Gatecash, por sua vez, que atua integrado ao software de automação comercial da varejista, tem como grande diferencial o analítico de vídeo confrontando com o que foi efetivamente registrado, gerando alertas em tempo real no caso de inconformidades. Além de ser um eficiente sistema de análise e auditoria dos processos de vendas para identificar fraudes e erros no cumprimento dos procedimentos, ele também propicia um melhor ambiente de trabalho para as operadoras e qualidade de atendimento ao cliente.

Monitoramento Centralizado – Outra novidade disponibilizada pela Gunnebo é o Monitoramento Centralizado para Frente de Caixa e Recebimento de Mercadorias, que permite ao varejista focar completamente suas operações nas vendas e atendimento aos clientes. De acordo com Passarella, o novo serviço permite, além de todos os benefícios que a especialização propicia, o benchmarking com outras empresas e as recomendações das melhores práticas de mercado, acelerando o retorno do investimento.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.