A partir de janeiro, a nova versão do navegador do Google, o Chrome 56, enviará um alerta sempre que os usuários acessarem sites sem o certificado de segurança SSL. A mensagem “não seguro” será exibida na barra de endereços e irá chamar a atenção para a possibilidade de que as informações trafegadas possam estar vulneráveis. Isso acontecerá em todos as conexões HTTP padrão onde o visitante transmitir senhas e número de cartões de crédito.
“O Certificado SSL é a tecnologia que garante a segurança das transações online e traz a vantagem competitiva por oferecer um site confiável e legítimo. Além disso, oferece proteção tanto à empresa quanto ao usuário final do website”, orienta André Kemp, gerente de estratégia de negócios da Serasa Experian.
A iniciativa do Google estimula o uso de criptografia, processo viabilizado por meio dos certificados SSL, garantindo maior proteção às transações.
Confira alguns alertas da Serasa Experian sobre o uso da tecnologia:
1- Segurança: todas as informações trafegadas entre o navegador do usuário e o site são criptografadas. Ao visitar um site seguro, o usuário visualiza um cadeado ao lado do endereço, o que significa que os dados estão protegidos.
2- Confiança do usuário: navegar em um site em que os usuários têm certeza de sua autenticidade transmite confiança ao usuário. O selo de site seguro mostra que se trata de um ambiente confiável, legítimo e autêntico.
3- Mais vendas: para as lojas virtuais, a garantia de segurança pode resolver o problema do abandono dos carrinhos de compra, já que um dos principais receios dos consumidores na internet continua sendo a troca de informações no e-commerce.
4- Boa reputação: investir em tecnologias que impeçam este tipo de “mancha” na reputação garante que a imagem da companhia não ficará arranhada por conta de possíveis fraudes.