Totvs – 728 x 90

Samsung apresenta celular com tela dobrável

0 613

A Samsung revelou, na quarta-feira (7), a prévia do seu futuro celular com tela dobrável, ainda sem nome definido. O dispositivo, que vem sendo especulado desde 2011, traz o novo painel Infinity Flex Display, tecnologia que abre as portas para a possibilidade de um aparelho 2 em 1 – smartphone quando fechado e tablet quando aberto, com potencial de revolucionar a indústria mobile. Por enquanto, não há informações sobre preço ou disponibilidade do smartphone.

Durante o evento de apresentação, na Samsung Developer Conference, em São Francisco (EUA), um protótipo do telefone chegou a ser exibido pelo vice-presidente sênior de marketing para dispositivos móveis da Samsung, Justin Denison. A novidade contrariou o pessimismo de especialistas que acreditavam que a fabricante iria apenas mostrar o conceito do produto.

No evento, transmitido ao vivo via YouTube, o executivo explicou que a Samsung teve que criar novos materiais para contruir sua tela dobrável. A invenção foi possível a partir da flexibilidade do AMOLED, que desde 2011 é o componente central para a produção dos displays curvos.

Para construir um painel que dobra e desdobra várias vezes – “centenas de milhares de vezes”, nas palavras de Denison -, a fabricante sul coreana teve que abandonar completamente o vidro. Apesar disso, o telefone vai continuar usando a tela convencional: um segundo display estará disponível quando o celular estiver fechado. Por meio dele, o usuário terá acesso a aplicativos e todos os recursos do smartphone do jeito tradicional.

Desenvolvimento em ritmo acelerado

Apesar de terem se passado mais de sete anos desde os primeiros rumores, agora parece que tudo está sendo desenvolvido em ritmo acelerado. O chefe de experiência do usuário Android, Glen Murphy, subiu ao palco do evento para anunciar que o sistema do Google já suporta, oficialmente, a tela dobrável.

Essa assistência inclui novidades anunciadas pela Samsung, como a capacidade de o smartphone trabalhar com até três apps abertos ao mesmo tempo. O recurso deve ser bastante aproveitado pelo painel flexível, com mais de 7 polegadas. Outro aspecto importante está no suporte a diferentes resoluções de tela, uma vez que os displays fixo e dobrável terão diferentes especificações (ainda não divulgadas).

Na conferência para desenvolvedores, a Samsung ainda anunciou o lançamento de um simulador APK para a nova tela e de guidelines para orientação de criação de novos aplicativos. Não menos importante, a fabricante sul-coreana afirmou que a produção em massa deverá começar nos próximos meses.

One UI, a nova interface da Samsung

No evento, a empresa também revelou uma nova interface para dispositivos móveis, chamada One UI. Acompanhando as inovações de hardware, o visual do sistema promete ficar mais simples e fácil de usar com apenas uma mão. A Samsung Experience, que sucedeu a Touchwiz, aparentemente, será aposentada.

O visual foi completamente repensado a partir do alcance dos dedos. A One UI age dividindo o celular em duas áreas: a de visualização, no topo, e área de interação, na parte de baixo. Os ícones também foram redesenhados e ganharam bordas arredondadas para acompanhar o corpo do celular. Na mesma pegada, a nova interface vai disponibilizar temas em várias opções de cor, de maneira que o sistema combine com a parte física.

A versão Beta da One UI será liberada em novembro para os smartphones Galaxy S9, S9 Plus e Note 9 de usuários nos Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul.

Fonte Techtudo
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.