Qual é o melhor smartphone Galaxy S8 ou iPhone X?

0 1.255

Playstation, Nintendo ou Xbox? Mac ou PC? Quando o assunto é tecnologia, rivalidades entre marcas e produtos ganham contornos de torcidas de times de futebol, com defesas apaixonadas e críticas nem sempre justificadas. Se, desde abril, a Samsung estava à frente da partida contra a Apple, com o lançamento do modelo top de linha S8, na terça-feira o jogo se equilibrou com o anúncio do iPhone X — novo da categoria premium da empresa. Segundo analistas, a disputa é acirrada, já que cada aparelho executa algumas funcionalidades melhores do que outras.

De maneira geral, porém, eles acreditam que a Apple apresenta melhores desempenhos, mas deixa a desejar no quesito inovação, visto que diversas características apontadas como novas já são encontradas em marcas concorrentes. Para Jackson Laskoski, diretor de tecnologia da ConexTI, a falta de surpresas levanta dúvidas acerca do legado da empresa após a morte de seu co-criador, Steve Jobs.

“Em muitos aspectos, o que a Apple fez na terça-feira foi elevar o iPhone para o mesmo patamar da concorrência. Tirar o botão da home, ampliar a tela, implementar o carregamento sem fio… Nada disso é novo. O próprio design dos celulares lembra muito o da Samsung. E isso preocupa, principalmente os que acompanharam a história de tradição de inovação da empresa”, disse ele, destacando porém o reconhecimento facial como uma das novidades da versão X (lê-se “dez”, em referência ao alfabeto romano).

Tal tecnologia torna possível não apenas o destravamento do telefone, mas também a criação de emojis que repetem os mesmos movimentos faciais do usuário. Apesar de a Samsung possuir um tipo semelhante de tecnologia — que permite o destravamento do aparelho por meio do reconhecimento da íris do usuário —, o iPhone inaugura uma tendência de realidade aumentada. Pelo menos, é o que defende o colunista do GLOBO, Pedro Doria, lembrando que ela vai além dos emojis .

“No quesito segurança, não há grandes diferenças entre as tecnologias das empresas, mas a quantidade de dados e experiência que a Apple vai adquirir com o 3D é gigantesca. Bonequinhos que te copiam podem parecer bobos, mas mostram que a empresa caminha para um mundo de realidade virtual, que é o futuro.”

Configurações Gerais

Quando o assunto é configuração geral, porém, há um consenso mais bem delimitado entre os especialistas. Apesar de as especificações técnicas do modelo da Samsung serem superiores em diversos aspectos, como resolução de tela, memória ram e núcleos de processamento, o fato de o sistema operacional do iPhone ser produzido pela própria Apple confere mais unidade ao produto final.

“Menos importante do que a especificação técnica é a capacidade de integração do hardware com o software”, explica Doria, sendo complementado por Laskoski: “A relação do iPhone com o iOS é muito suave, muito limpa, e o aparelho acaba funcionando melhor, mais performaticamente. A Samsung ainda luta com um sistema que não é dela, e por isso sai em desvantagem.”

Mesmo assim, a empresa sul-coreana ainda ganha no quesito câmera. Segundo os especialistas, apesar de as diferenças serem mínimas, as fotos do S8 saem melhor, especialmente em locais escuros, com pouca luz. Por outro lado, a nova tela do iPhone, de tecnologia OLED, promete oferecer maior qualidade na percepção das cores — apesar de se aproximar muito da tela Super AMOLED do S8.

“São cores mais vivas, o que é mais fácil de perceber em jogos, por exemplo. Mas é uma diferença quase teórica, não é muito sensível”, resumiu Laskoski.

No final das contas, as diferenças ficam a gosto do consumidor.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.