Provendas Distribuição automatiza ações no PDV com tecnologia de monitoramento online

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Acompanhar o check-in e check-out dos promotores no ponto de venda, capturar fotos das ações promocionais e visualizar a rota de cada um destes profissionais são algumas das vantagens obtidas pela Provendas Distribuição, empresa baiana do segmento atacado distribuidor, após adotar o maxPromotor, solução de gerenciamento online para monitorar os trabalhos das equipes de promotores nos pontos de vendas.

A adoção pela ferramenta da Máxima Sistemas, empresa especializada em tecnologias móveis para a gestão logística e de força de vendas, contempla em mais um movimento da distribuidora de automatizar os seus processos comerciais. A sistematização possibilitada pelo maxPromotor concede à Provendas uma gestão mais eficaz no PDV, proporcionado a fluidez das vendas e uma gestão inteligente dos promotores, ampliando em 50% a produtividade.

O gerente comercial da Provendas, Davi Esley, conta que antes da ferramenta tudo corria solto na distribuidora porque não tinha um controle exato das horas trabalhadas da equipe, por exemplo. “O cheklist era feito no papel, pegávamos a assinatura do responsável do PDV e no final do dia o promotor trazia a informação para a operação. Isto deixava lacunas no processo com dados que poderiam ser camuflados no que tange à presença disciplinar do promotor no local”, detalha Esley.

Com o maxPromotor, o monitoramento das equipes de campo é feito via sistema, conectado à internet, regulamentando desde a chegada até a saída do promotor, o que inclui as atividades promocionais do dia, assim como o nível de conhecimento do profissional de acordo com a sua abordagem comercial.

O uso da tecnologia é fortemente estratégico uma vez que apoia a empresa com relatórios para a gestão dos trabalhos de promotoria em campo. Devido à grande variação de precificação que acontece no segmento atacado distribuidor, o uso de pesquisas para saber os preços dos concorrentes durante uma ação de merchandising no PVD é um procedimento relevante para a Provendas.

É por meio deste levantamento que a distribuidora define qual será a tática de preço que aplicará no canal de varejo que fará o merchan. Porém, a pesquisa atendia os seus anseios comerciais, mas não reverberava agilidade em suas demandas diárias porque o levantamento era respondido manualmente e enviado para a verificação do gestor comercial interno, antes de colocá-la em prática. Com isso, a informação demorava quatro horas para ser consolidada. “O processo era moroso e não resultava em produtividade para a minha equipe de merchandising, uma vez que consumia quase  metade do expediente, que dura oito horas por dia. Hoje, com o uso da ferramenta, este procedimento é feito em até duas horas, de maneira online e via celular”, acrescenta David Esley.

 A cada dia que passa, o executivo contabiliza ganhos ao automatizar a sua área comercial. “A automação das ações ligadas ao PDV, garante a execução do processo de acordo com as regras estabelecidas, cumpre fielmente como foi pretendido com a equipe e o melhor: elimina gargalos na operação”, conclui.

Para Wagner Patrus, presidente da Máxima Sistemas, a estratégia da Provendas de automatizar o PDV, baseados no uso de tecnologia correspondente, demonstra a flexibilidade que este modelo oferece para atender diferentes camadas do mercado atacado distribuidor. “O processo auxilia as empresas de setores dinâmicos a inovarem seu dia a dia de forma a atender não somente à demanda da organização, como também trazer benefícios aos clientes”, finaliza Patrus.

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