Omnichannel: projeto Scan&Receive promete inovação para o varejo

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Uma das maiores frustrações dos consumidores é chegar ao ponto de venda e não encontrar o que procurava. Pensando nisso, a Bistrô Estratégia desenvolveu o Scan&Receive, solução focada em eliminar este problema. O projeto omnichannel inclui as empresas Rappi, P&G e Carrefour.

Utilizando-se da ferramenta da Rappi, o Scan&Receive permite à pessoa que não encontrou o produto na loja realizar a compra por meio de um QR Code — disponibilizado no local. Este, direciona para uma página da Rappi, onde a pessoa solicita o produto, paga por ele e o recebe em casa em até uma hora.

“Um produto em falta gera frustração e impacto negativo para a imagem da marca. O Scan&Receive supre essa lacuna e melhora a experiência de compra, em uma jornada verdadeiramente omnichannel”, explica Viviani Tacila, uma das fundadoras da Bistrô Estratégia.

Solução escalável

A percepção é complementada por Stephanie Lamenza que, a partir de Nova Iorque, encabeça o projeto com Viviani. Ela defende que a inovação da solução está na possibilidade de atender a múltiplas necessidades do(a) cliente, sem interferir em sua jornada de compra. “A ferramenta é escalável, o que permite beneficiar cada vez o público, sem limitação de produto. É uma forma de trazer inovação para o varejo e ajudar às empresas a estarem mais presentes na jornada de compra do consumidor”, conta.

A ação está em funcionamento em lojas do Carrefour e tem a Rappi como desenvolvedora da tecnologia, assim como parceira de entrega, mesmo que o cliente não tenha o aplicativo instalado.

“Esse é o primeiro projeto da Rappi nesse estilo. Nosso objetivo é oferecer conveniência e praticidade para as pessoas. Com essa parceria estratégica, vamos facilitar mais um aspecto da vida dos consumidores entregando produtos que estão em ruptura no varejo físico”, comenta Raphael Daolio, diretor de Parcerias Estratégicas da Rappi no Brasil.

Consumidor do futuro

O projeto está ativo desde novembro para oferecer mais facilidade e comodidade aos consumidores da P&G, detentora da marca Gillette. “Buscamos sempre novas formas de oferecer uma experiência superior no ponto de venda. Isso significa melhorar a execução hoje e liderar a mudança para atender às novas expectativas do consumidor no futuro. Uma experiência de compra omnichannel é parte disso”, diz Juliana Karazawa, gerente regional da área de inovação para o ponto de venda na América Latina da P&G.

“Mais do que proporcionar uma nova experiência de compra, mantivemos nosso foco no consumidor e trabalhamos para não criar esforços adicionais a ele. Por isso desenvolvemos uma integração fluida do físico para o online”, completa Leonardo Macriani, líder do projeto e integrante do time de inovação para o ponto de venda na América Latina da P&G.

Segundo métricas obtidas, com os resultados conquistados pelo Scan&Receive em tão pouco tempo é possível que a solução esteja presente breve em um novo projeto.

Fonte e-commerce Brasil
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