Netflix, Nubank e Mercado Livre: os apps que foram tendência no Brasil em 2019

0 264

O Brasil é o quarto país do mundo que mais tem alavancado a economia digital em aplicativos desde 2016. Os downloads em lojas de apps para dispositivos Android (Google) e iOS (Apple) cresceram 40% no país nos últimos três anos – número que fica atrás apenas das potências asiáticas Índia (190%), China (80%) e Indonésia (70%).

O estudo State of Mobile 2020 identificou os aplicativos que foram tendência no Brasil em 2019 em cinco setores. São eles: games, finanças, varejo, streaming e social. Entre os destaques, estão Netflix, Nubank e Mercado Livre – apps que tiveram o maior aumento de downloads em 2019, comparados ao ano anterior, dentro de seus respectivos mercados.
No total, foram baixados 204 bilhões de apps no mundo todo no ano passado. Os valores gastos pelos usuários nesses aplicativos – seja por planos de assinatura ou compras diretas – foi de US$ 120 bilhões. O estudo ainda constata que se gasta globalmente, em média, 3h40min por dia em smartphones.

Finanças: Nubank

Globalmente, a base de usuários de apps de fintechs cresceu mais em 2019 do que a de aplicativos de bancos tradicionais: 20% diante de 15%. Este dado, revelado pela pesquisa, mostra que, no ambiente digital, as startups se sobressaem às grandes empresas no setor financeiro.

No Brasil, os aplicativos que foram tendência em 2019 – mais cresceram em downloads em comparação ao ano anterior – foram Nubank, FGTS, PicPay, Caixa e MercadoPago. Vale ressaltar que foi neste período que foram autorizados saques do Fundo de Garantia (FGTS) para todos os trabalhadores, o que explica a popularidade do app dedicado a este fim.

Varejo: MercadoLivre

O estudo State of Mobile 2020 constata que, no mundo, os downloads de apps de compras cresceram 20% entre 2018 e 2019, atingindo 5,4 bilhões no ano passado. Ademais, o tempo médio de uso destes aplicativos cresceu 70% ano a ano.

No Brasil, estes foram, respectivamente, os aplicativos que tiveram maior crescimento em downloads nas lojas de apps em 2019: Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Aliexpress e Wish.

Streaming: Netflix

O mercado de streaming de vídeos está cada vez mais aquecido, com a entrada de gigantes em 2019, como o Disney +. No Brasil, a chegada da assinatura do Amazon Prime Video foi a notícia que mais impactou o setor neste ano.

Os apps que foram tendência no país, com maior aumento da quantidade de downloads nas lojas Google Play e App Store, foram: Netflix, YouTube Go, Amazon Prime Video, Globo Play e Viki.

Social: WhatsApp Business

Metade do tempo que as pessoas passam em seus dispositivos móveis são em redes sociais e apps de mensagem. Este é o mercado mais maduro dentro do universo dos aplicativos e mantém tendências de alguns anos atrás, como serviços corporativos, conteúdos efêmeros e vídeos de curta duração.

Os apps deste segmento no Brasil que tiveram maior crescimento entre 2018 e 2019 foram: WhatsApp Business, Status Server, Snapchat, Telegram e Hago.

Games: Run Race 3D

Jogos para dispositivos móveis são mais rentáveis e tomam maior tempo do usuário do que games para PC ou Console. De acordo com o State of Mobile 2020, a expectativa para o ano que vem é que os gastos nestes aplicativos superem a marca dos US$ 100 bilhões globalmente.

No Brasil, os jogos que mais aumentaram seus downloads em 2019 (comparado ao ano anterior) foram, nesta ordem: Run Race 3D, Call of Duty: Mobile, Color Bump 3D, Stack Ball e Fun Race 3D.

Em rentabilidade, aqueles que mais aumentaram receita no ano passado foram: Free Fire, Brawl Stars, Ragnarok M, Saint Seiya: Awakening e PUBG Mobile.

Fonte Starse
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.