Com a aprovação do Marco Civil da Internet pelo Senado Federal, em abril, algumas regras foram definidas para os usuários que usam a rede mundial de computadores. Por enquanto, os empresários do comércio eletrônico não precisam fazer nenhum tipo de adaptação em suas plataformas, mas precisam estar atentos em alguns pontos.
“Para o setor de varejo não há grandes mudanças. O Marco Civil da Internet veio para regulamentar um procedimento que já existia, como o sigilo dos dados pessoais”, explica a especialista em comportamento digital do consumidor, Fátima Bana.
Fátima recomenda que os empresários fiquem atentos principalmente às regras sobre o marketing dirigido, uma vez que as empresas não poderão usar o conteúdo das informações trocadas pelos usuários da rede nem ofertar publicidade seja por meio de texto, gráficos ou vídeos.
“Um ponto positivo do Marco Civil da Internet é que os usuários devem ficar mais seguros para disponibilizar seus dados nos sites, terão mais confiança no comércio eletrônico”, diz a especialista.
Leia o texto completo do projeto de lei no site da Câmara dos Deputados.