Internet das coisas se aproxima da realidade

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A Oi lançou na Futurecom 2016, evento do setor realizado nesta semana em São Paulo, um produto chamado Oi Smart, que é uma plataforma de automação para a criação de “ambientes inteligentes”, como define a empresa.

Trata-se de um conjunto de equipamentos de segurança já conhecidos do consumidor, como câmeras, alarmes, sensores de movimento e biometria. A diferença é que eles são conectados uns aos outros em uma única plataforma, podem ser programados e transmitem informações ao usuário por meio do celular ou do computador.

Uma das modalidades foi pensada para ser acessível a pessoas físicas, por R$ 49 por mês mais 12 parcelas de R$ 99. Mas existe também uma versão mais elaborada, que a Oi recomenda para pequenas empresas e comércios. O lançamento está disponível para clientes do Rio de Janeiro e deve chegar ao resto do país em janeiro.

“Pode ser usado na gestão de ponto de empregados domésticos, para monitorar animais de estimação ou na segurança de pequenas empresas”, diz Maurício Vergani, diretor da Oi.

Segundo pesquisa da Ovum, especializada no setor, o mercado potencial de ambientes inteligentes no Brasil é estimado em US$ 400 milhões neste ano.

Soluções para otimizar custos em comércios, indústrias e até em residências é uma das apostas da PromonLogicalis e da AES Ergos. Por meio de sensores instalados em quadros de energia de um estabelecimento, por exemplo, a iniciativa desta parceria visa monitorar o consumo energético de cada aparelho conectado à rede elétrica. As informações são apresentadas por meio de gráficos em monitores e, com essa tecnologia, é possível estabelecer metas e trocar aparelhos com mau desempenho.

Já no ramo do varejo, a PromonLogicalis apresenta uma etiqueta magnética que, em contato com um leitor óptico instalado acima do produto, oferece informações em um monitor sobre a mercadoria —no caso de roupas, tamanhos disponíveis em estoque, informações técnicas e até itens que possam combinar com aquela peça. Para Lucas Pinz, diretor de tecnologia da PromonLogicalis, a ideia é trazer mais facilidade ao consumidor e tornar a gestão de estoque mais controlada. “Você não precisaria ficar chamando um vendedor em todo momento que tiver uma dúvida.”

Outro destaque da empresa é o monitoramento do desempenho de um carro e dos motoristas. Por meio de um dispositivo conectado ao automóvel, é possível obter dados como média de velocidade, índices para manutenção de peças, mostrando o momento de trocá-las. O modelo já está sendo implantado em uma locadora de automóveis para que a empresa tenha mais controle sobre a frota e o desempenho dos motoristas que alugam esses carros. “É possível ver se a pessoa está dirigindo muito acima da velocidade e adverti-lo por meio de mensagens no celular, por exemplo”, afirma Pinz. Informações do site: Folha de S.Paulo

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