Impressão 3D pode salvar futuro da Adidas

0 157

Se no mundo a Adidas é uma potência, especialmente quando o assunto é futebol, no mercado americano a empresa parece ter parado no tempo. Não apenas a companhia alemã come poeira da líder Nike, como no ano passado perdeu a segunda posição no mercado de artigos esportivos para a Under Armour e, no sub-segmento de calçados de performance, foi ultrapassada pela Skechers.

Era preciso dar uma chacoalhada. Que veio sob a forma de impressão 3D.

A empresa apresentou nos Estados Unidos o Futurecraft 3D, um calçado-conceito que incorpora um solado produzido por meio de impressão 3D, totalmente customizável de acordo com as características do pé do atleta que o calçará. Segundo a Adidas, a ideia é que os clientes visitem uma loja da marca, corram por alguns segundos em uma esteira enquanto um software escaneia o pé e as características da pisada, e aguardem alguns minutos para que o calçado seja impresso na hora.

A inovação foi desenvolvida pela incubadora da Adidas, chamada Futurecraft, que é um processo colaborativo em que qualquer pessoa interessada pode contribuir com ideias. No caso específico desse calçado, a Adidas atuou em parceria com a Materialise, empresa especializada em impressoras 3D.

Para a marca de artigos esportivos, é mais um passo para tentar revitalizar sua imagem nos Estados Unidos. Recentemente, a companhia fechou um acordo de 13 anos com a estrela da NBA James Harden e uma parceria com o rapper Kanye West para uma linha de produtos. Segundo a revista GQ, a Adidas está duplicando seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento e design, inclusive contratando designers da rival Nike para trabalhar em seu novo laboratório em Portland.

Via O negócio do Varejo

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.