Google e Facebook ficam com 20% dos anúncios no mundo

0 243

As empresas Google e Facebook, juntas, ficaram com 20% dos gastos em publicidade dos anunciantes no mundo em 2016, considerando todas as mídias (tradicionais e digitais) analisadas, segundo relatório da consultoria Zenith Optimedia publicado hoje. A taxa atingiu 16,3% em 2015 — em 2012, por exemplo, esse índice foi de 10,6%.

O levantamento intitulado “Top Thirty Global Media Owners” apresenta as 30 maiores companhias de mídia do mundo por receita, sendo que em primeiro lugar está o Google (por meio de sua holding Alphabet), seguido do Facebook, Comcast (empresa americana de TV a cabo, internet e telefone) e Baidu (companhia chinesa de buscas na internet). O Twitter está na 30ª colocação.

O Google atingiu US$ 79,4 bilhões em receita com anúncios em 2016, calculou a Zenith, três vezes acima do valor obtido pelo Facebook, com US$ 26,9 bilhões. A Comcast atingiu US$ 12,9 bilhões. O relatório não publica os valores de 2015.

Além de Google e Facebook, há cinco outras empresas consideradas “puramente digitais” no ranking: Baidu, Microsoft, Yahoo, Verizon e Twitter.

Nesta edição da pesquisa, a consultoria decidiu considerar as receitas das empresas apenas com anúncios, excluindo outras atividades, informa o relatório.

Além dos Estados Unidos, há quatro países citados no ranking dos 30 maiores grupos de mídia do mundo: França (JCDecaux), Brasil (Grupo Globo), Italia (Mediaset) e Reino Unido (ITV).

Fonte Valor Econômico
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.