Facebook inicia cobrança de mensalidade para grupos

0 348

Está em período de testes no Facebook uma ferramenta que permite aos administradores de grupos cobrarem mensalidades de seus membros. A novidade, divulgada em uma publicação oficial, visa estimular que os criadores destas comunidades continue engajando usuários das redes sociais em suas publicações.

De acordo com o The Verge, os valores das mensalidades variam entre US$ 4,99 e US$ 29,99. Os primeiros temas a ganharem acesso incluem uma comunidade de apoio a estudantes secundários, uma de organização pessoal e um grupo de culinária, por exemplo.

Muitos grupos já foram agraciados com a possibilidade de criar a versão paga de comunidades já existentes. “Grupos com assinatura foram criados para facilitar que os administradores ofereçam essa funcionalidade [a arrecadação de recursos] com ferramentas acopladas, e economizar tempo para que eles possam focar na oferta de conteúdo exclusivo”, diz a publicação oficial.

O Facebook também fala na novidade como uma forma de ajudar criadores de conteúdo e “líderes” a financiar o trabalho que já realizam e engajar fãs. Do outro lado, os grupos, diferentemente do feed, era um ambiente na rede social onde não havia possibilidade de monetizar – já que não existem anúncios.

Por ora, o Facebook não absorve nada dessas taxas pagas pelos usuários: elas são destinadas apenas aos administradores. Pagamentos feitos via app para iOS e Android, porém, estão sujeitas às porcentagens cobradas pelo Google e pela Apple, de acordo com suas políticas.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.