A tecnologia vem avançando a passos largos para facilitar o dia a dia das pessoas e ampliar as possibilidades abertas por novas estratégias comerciais, bem como aperfeiçoar a gestão dos negócios. Nesse cenário, a Big Data é a bola da vez e pode ser definido como um grande volume de dados digitais de alta frequencia que funciona como uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões e, a partir disso, a criação de novos conceitos.
Ele permite à empresa ter um conhecimento aprofundado de si mesma e sobre o seu cliente e tirar proveito disso para ter condições excepcionais para competir no ambiente atual e futuro. “Dessa maneira, as companhias podem tomar decisões com base em dados que ajudam a aprimorar seus serviços em todos os ramos de atividade. “Os ortodoxos afirmam que quem controla a informação controla o mundo, mas isso não é o bastante, temos de saber qual é o tipo de informações de que precisamos, e como moldá-los para conseguir tomar decisões que nos proporcionem vantagem máxima e nos mantenham na frente da concorrência”, diz Ankur Prakash, vice-presidente e diretor de Operações da TCS América Latina.
Confira as dicas:
Procure entender o que ela pode significar para a sua empresa.
Avalie como você pode lidar com o Big Data e seu BI tradicional.
Planeje como expandir o BI tradicional incorporando a ele os novos “paradigmas do conhecimento”.
Crie um roadmap com um plano de ação que priorize o melhor retorno versus esforço que a ferramenta possa lhe proporcionar.
Defina as tecnologias, os recursos humanos e os processos que você quer colocar em prática. As tecnologias em questão podem ser as seguintes:
Data Visualization (In-Memory BI), Appliances (High Perfomance Data Base) e Hadoop (alta perfomance por baixo custo).
Fonte: Marcos Pichatelli, consultor da BI & Big Data e Sarina Sasaki Manata, advogada da Assessoria Jurídica da Fecomercio-SP