Exclusivo: Cetap Distribuidora amplia a produtividade com solução da Máxima Sistemas

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A busca pelo aumento de produtividade se tornou um dos principais itens na agenda das companhias e, para isso, a automatização dos processos é o melhor caminho. De olho nessa necessidade, a Cetap Distribuidora, localizada região Centro Oeste, encontrou na Máxima Sistemas as soluções que faltavam para amparar sua equipe de 150 representantes externos no atendimento a mais de 3000 clientes ativos.

Representando marcas como Elma Chips, Johnson & Johnson, Lillo, Johnnie Walker e Pedigree, que são vendidas para estabelecimentos de diferentes perfis, entre eles bares e grandes supermercados das regiões, como Extra Hipermercados e Açaí Atacadista, a Cetap adotou a solução Pedido de Vendas da fornecedora, que é especializada em tecnologias de mobilidade para a gestão e o desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas e logística.

A Cetap passou a contar também com o processo de Geolocalização, cujo benefício está em gerenciar toda rota da equipe de vendas em campo, assim como com as facilidades do Catálogo Digital, cubo que dá condição ao vendedor de criar diversos catálogos virtuais para apresentação do seu mix de produtos no momento da venda.

Em apenas três meses, a distribuidora já contabiliza ganhos nos processos de negócios. O gerenciamento das rotas de vendas trouxe uma redução de 30% nos custos de gasolina e a substituição do catálogo físico pelo digital reduziu em 90% os gastos com impressão.

“Somado a esses resultados, a empresa ganhou eficiência na operação com as informações integradas diretamente no nosso ERP (Enterprise Resoruce Planning), processo que é realizado através de uma comunicação direta dos dados gerados durante a negociação, dispensando as longas horas que eram gastas para processar os dados de campo no sistema, conta Dennis Magalhães, gerente de TI da Cetap.

Segundo o executivo, antes de adotar a solução da Máxima, os relatórios eram atualizados de maneira manual, suscetíveis a erros, o que ocasionava atraso em todo o fluxo das vendas.

E para atender os representantes que trabalham no modelo de porta em porta, a Cetap adotou a ferramenta Pronta Entrega para dinamizar as relações comerciais dessa equipe. Visto que este tipo de vendedor efetua a venda com o caminhão carregado de produtos, o que envolve a entrega e a emissão da nota fiscal na hora, a tecnologia promoveu a essa equipe o acesso total às informações de cada empresa atendida, como o histórico de compras e de pagamentos, o crédito disponibilizado e as últimas transações realizadas, por exemplo.

Dentre os pontos destacados na implementação da ferramenta, a companhia revela que emitir mini DANFES (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e outros boletos tributários direto do ponto de venda foi revolucionário para a dinâmica do dia a dia do representante, uma vez que a empresa contabiliza um ganho de 50% em relação ao tempo de emissão da nota fiscal eletrônica, que levava de seis horas até um dia. Hoje o vendedor emite no ato, tirando a necessidade de depender de colaboradores internos para executar este tipo de atividade.

“Possuir um sistema especialista nas mãos proporciona ao vendedor, no momento em que está com o cliente, maior agilidade na negociação. É mobilidade e produtividade a favor da qualidade no atendimento, fortalecendo os negócios com seus clientes e o relacionamento da Cetap com a indústria”, pontua Wagner Patrus, presidente da Máxima Sistemas.

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