Exclusivo: A transformação digital no varejo de vizinhança

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Por Ademar Alves*

Os segmentos de varejo e distribuição, no Brasil, passaram por uma série de mudanças de perfil de consumo – sempre ditadas pelo momento econômico do País e se adaptando a elas com adequação do modelo de negócio. Quando era vantagem estocar insumos, por conta de uma inflação alta que não garantia o preço estabilizado dos produtos no dia seguinte, os hipermercados ganharam força. Em outro momento, o consumidor comum passou a ver benefícios em comprar uma série de produtos em embalagens fechadas, aproveitando, assim, o preço reduzido por unidade. Na ocasião, ganharam bastante destaque os atacarejos.

Um modelo que resistiu a todas essas alterações e que, agora, volta a ganhar força é o varejo de vizinhança. Ele sempre existiu e, embora seu papel no hábito de consumo dos brasileiros tenha variado de importância, o pequeno mercado de bairro nunca saiu de cena. É aquele lugar onde o consumidor encontra os produtos de uma padaria, um açougue e uma mercearia em um só lugar; que é perto de casa; administrado por pessoas que geralmente moram na mesma região.

Vivemos, hoje, um momento econômico ideal para o fortalecimento dos pequenos negócios de varejo porque, ao mesmo tempo em que o cliente não está tão disposto a fazer compras em grande volume e está considerando trocar marcas para manter os custos dentro do orçamento, ele também não precisa estocar prevendo altas expressivas no preço. Nesse cenário, fazer as compras básicas da casa no mercado de bairro volta a ser a opção para uma grande fatia da população.

É a hora ideal, portanto, para que o varejo de vizinhança se fortaleça e aproveite a onda que está na mão dele de novo. E a estratégia possível para isso é a transformação digital, que chegou para ficar e mudou a nossa maneira de interagir com o mundo, inclusive gerenciar pequenos estabelecimentos.

*Ademar Alves é diretor executivo da PC Sistemas

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