Conheça as principais tendências da CES 2022 para o varejo

0 669

Apresentando as principais tendências tecnológicas desde a década de 1970, Consumer Electronics Show – CES 2022 deste ano também mostrou indícios para o futuro da própria feira, que precisou se adaptar frente à nova onda de Covid-19 no mundo.

Para o mercado de tecnologia, há boas chances do mercado de bens duráveis apresentar um maior crescimento na receita, assim como os segmentos de saúde e sustentabilidade tendem a seguir em alta. A oferta de itens da categoria Premium também deve se manter na mira da indústria e varejo, para adaptação de seus portfólios de produtos a médio e longo prazos, para satisfazer os consumidores.

“A CES 2022 já deu grandes passos rumo ao Metaverso, tema mais abordado durante todo o evento. Com a combinação de Realidade Aumentada, Mundos Espelhados, Mundos Virtuais e vida real, as empresas que participaram da edição deste ano trouxeram para seus estandes físicos e remotos não apenas funções e conceitos, mas a experiência na prática”, comenta Jan Lorbach, Global Strategic Insights da GfK.

A sustentabilidade passa a fazer parte das apresentações e lançamentos de todas as marcas, não como algo pontual, mas como enraizado no negócio como um todo. Houve um avanço na criação de novos conceitos e menos em produtos, como investimentos na economia circular, redução ou neutralização de carbono, logística reversa e a utilização de novos recursos, como QR Code para acesso virtual aos estandes.

Os eletroeletrônicos partem para uma melhora no desempenho ao invés de apresentarem novas funcionalidades únicas, dando impulso para novos gadgets como projetores portáteis, robótica e tecnologia para pets. As TVs passam a priorizar qualidade de imagem – incluindo 8K – e tamanho; os itens gamers ganham força com monitores, notebooks e plataformas exclusivas.

As casas inteligentes ganham cada vez mais opções e estão no radar das pessoas, por isso, itens de segurança como fechaduras para portas e janelas; lâmpadas e luminárias; e torneiras ganham opções super premium, com conexão remota e por voz, sensor de movimento e temperatura, tudo para facilitar o dia a dia. Seguindo a linha de produtos que trazem praticidade, os robôs aspiradores de pó atingem um novo patamar de funções como luz UV, extração automática de sujeira, esfregão e até limpeza à vácuo.

No segmento de saúde e beleza, a indústria mostra que há muito espaço para inovar e aprimorar o mercado, com produtos como purificadores de ar, cuidados com a saúde da mulher, monitores e carrinhos para bebês, para melhorar a qualidade do sono e da pele.

CES 2022 e o Metaverso

A edição 2022 da CES teve que passar por adaptações. Depois de dois anos ela voltou a ser presencial, mas com aumento dos casos de Covid-19, por conta da variante Ômicron, muitas empresas optaram pela participação virtual, com apresentações e estandes sendo acessados por QR Code, com realidade virtual e tecnologia 3D. Um forte indício que o Metaverso pode ser um grande passo para trazer muito mais pessoas para os eventos, com menos custos e proporcionando uma experiência completa, mesmo a milhares de quilômetros de distância.

Com o Metaverso, tudo o que é possível na vida real será possível realizar no virtual, como reunir os amigos virtualmente e jogar xadrez em tabuleiro físico. As oportunidades para a indústria e varejo variam do marketing à construção de lojas e até mesmo à venda de itens virtuais. Os clientes podem comprar itens reais como fazem hoje em um varejista on-line, embora tenham a oportunidade de experimentar a funcionalidade do produto sem entrar fisicamente em uma loja. Os varejistas físicos poderiam ter a oportunidade de transferir um item para um ambiente projetado para isso e salas privadas virtuais.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.