Como o Instagram pode ajudar o seu negócio

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O Instagram, que tem sua divulgação centralizada na rede social de compartilhamento de fotos, é uma oportunidade para  todos os tipos de negócio. “Em uma comunidade de 200 milhões de pessoas, trata-se de uma oportunidade importante para negócios de todos os tamanhos”, afirma a gerente de Comunicação o Instagram para a América Latina, Melissa Amorim, informa o portal IG.

A reportagem  cita como exemplo o designer Thiago Castro, de Manaus.  Usuário do Instagram desde que a rede social surgiu, em 2010, ele não demorou em compartilhar com os amigos sua paixão por comida, especialmente por brigadeiros. A cada foto postada de seus experimentos com o doce na cozinha, Castro ganhava mais elogios e pedidos de encomenda apareciam.

O designer resolveu então apostar no seu talento culinário: criou uma marca, a Brigadore (com cerca de oito mil seguidores), um logotipo e um novo perfil no Instagram para aceitar as encomendas. Em outubro de 2012  ele inaugurou, com recursos próprios, sua primeira loja física em um bairro nobre da capital amazonense.

Hoje, menos de dois anos depois e com a ajuda de dois sócios, a Brigadore possui três lojas – as outras duas em shoppings –, um faturamento de R$ 2 milhões por ano e já pensa em se transformar em franquia.

Confira as dicas:

1) Escolha uma comunidade: Para ter um perfil bem sucedido, é preciso apostar em um assunto.

2) Poste fotos de qualidade: Por ser uma rede social de fotos, ainda que permita também a postagem de vídeos, as imagens precisam ter qualidade.

3) Produza seu próprio conteúdo:  É importante produzir conteúdo próprio e creditar as pessoas responsáveis pelas fotos Isso dá credibilidade ao  perfil.

4) Siga para agregar:  Os perfis seguidos precisam ter coerência com a proposta.

5) Respeite os seguidores: É preciso ter uma boa relação com a comunidade, escutar e respeitar os seguidores.  A comunicação com os usuários é é importante e a recomendação é sempre que possível responder  as perguntas dirigidas à marca.

6) Tenha frequência e estude os horários: É importante postar com frequência  para que a marca seja lembrada.

7) Pense bilíngue: se o assunto do perfil ou da marca tiver chances de alcance internacional, poste também em inglês.

8) Lembre que é um negócio: O Instagram  pode colaborar para sua estratégia de comunicação. Ele pode aumentar o conhecimento da marca, mudar a percepção e  atingir um novo público.

9) Conte a sua história: É importante mostrar o que o usuário tem de diferente de todas as outras empresas do mercado, seus bastidores, os processos criativos por trás do seu produto ou serviço. Compartilhe os momentos e o ponto de vista da sua marca.

10) Teste: Experimente formatos, temas e abordagens diferentes.

Fonte: Melissa Amorim ( Gerente de Comunicação para a América Latina)

Marcelo Pimentel (Publicitário)

Thiago Castro (Designer)

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