Atacado: Guia rápido para se lançar no comércio eletrônico

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Segundo pesquisas recentes, o Atacarejo cresceu 17,5% no ano passado, porém apenas 1% das lojas virtuais brasileiras está preparada para vender em atacado e varejo simultaneamente, utilizando a mesma plataforma. Analisando esses dados e as necessidades do mercado, essa é a hora de investir no canal de venda que mais cresceu nos últimos dois anos: o e-commerce.

Especialista em plataformas de comércio eletrônico no Brasil, a Rakuten lança a plataforma de atacarejo para atender as empresas de médio e grande porte que querem apostar em lojas virtuais. O guia rápido abaixo mostra o que é essencial para utilizar a nova ferramenta.

1 – Ser Atacarejo no mundo físico: Para aproveitar todas as vantagens dessa plataforma, é necessário já vender para atacado e varejo na loja física.

2 – Escolher uma plataforma integrada: Procure por uma plataforma que tenha duas interfaces em um único lugar, ou seja, com uma única loja virtual é possível atender dois perfis diferentes – atacado e varejo.

3 – Condições, preços e portfólio diferenciados por login: Mantenha negociações diferentes de acordo com o perfil do consumidor. Dessa forma, os preços praticados para o varejista e para o atacadista variam de acordo com o login do usuário.

4 – Parceiro logístico: Escolha um ou mais parceiros logísticos, de acordo com a necessidade das suas entregas. Considere também a possibilidade do seu consumidor comprar online e retirar pessoalmente, principalmente no caso dos atacadistas, que demandam entregas imediatas para reposição de estoque.

5 – Estoque: Defina se sua mercadoria ficará estocada em um Centro de Distribuição, na própria loja ou se o estoque será amarrado ao CEP do consumidor, ou seja, sairá de um CD ou loja mais próximo do cliente.

6 – Atendimento: Disponha de uma equipe de atendimento por telefone e no chat online, exclusiva para o atendimento aos pedidos da loja virtual. A plataforma de Atacarejo é um canal novo e pode gerar muitas dúvidas, principalmente para os atacadistas que nunca compraram online antes. Certifique-se de que a equipe domine as funcionalidades da plataforma e possa orientá-los rapidamente.

7 – Cuidado para não tirar de campo o time do pequeno varejo: Ao vender online atente-se para não atrapalhar os negócios do pequeno varejista vendendo mais barato para o consumidor final. Compartilhar leads e oferecer comissões são algumas ideias viáveis para não afastar os revendedores.

8 – Prepare-se para atender uma demanda maior: Abrir uma loja virtual é sair da zona de conforto do fluxo habitual de consumidores em uma loja física e lidar com uma demanda maior, com clientes de várias localidades. Esteja preparado para atender clientes a nível nacional, acompanhando de perto o estoque e o processo de entrega.

9 – O comércio eletrônico é mais do que um ponto adicional de venda: Toda a atenção deve ser redobrada com uma loja virtual. Garanta um bom atendimento e suporte aos consumidores, interaja com os clientes, esteja presente nas redes sociais, faça pesquisa de mercado, analise a concorrência e promova campanhas.

10 – Seja o diferencial: Crie um produto ou linha exclusiva para vender só na internet e ofereça benefícios no frete ou nos acessórios.

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