Após aporte de 120 milhões de reais, Shopper investe em novo modelo de negócio

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Quase dois meses depois do anúncio da rodada de investimentos de  R$120 milhões, a shopper.com.br dá mais um passo: o maior supermercado 100% online do país anuncia o novo modelo de compra programada, batizado de Programada Fresh e focado na venda de frutas, verduras e legumes, além de produtos congelados e refrigerados de forma online. Com ele, é possível agendar entregas semanais ou quinzenais, garantindo que os clientes sempre tenham frutas e verduras frescas em casa.

Com a missão de superar as expectativas mesmo daqueles consumidores mais exigentes, que ainda têm certa resistência em comprar alimentos frescos por plataformas online, esse novo serviço alia a qualidade no atendimento ao cliente (pela qual a Shopper já é reconhecida) a diferenciais inéditos no setor.

Na busca por transformar a venda digital de alimentos in natura, a shopper.com.br contratou um chef de cozinha para atuar especificamente para a frente Fresh. A partir do olhar criterioso desse especialista, os alimentos frescos são selecionados a dedo para o consumidor, garantindo que eles cheguem à casa do cliente com a qualidade esperada e tornando a experiência online não só melhor que a de serviços concorrentes, mas até mesmo superior a que o cliente teria quando escolhe os produtos pessoalmente no supermercado físico.

Ainda no quesito qualidade, o diferencial também vem com a preocupação em torno da conservação dos alimentos. Para isso, a shopper.com.br trabalha com 7 diferentes temperaturas em seu Centro de Preparação de Pedidos, cada uma indicada para determinado grupo de alimentos. Esse cuidado proporciona, por exemplo, que aquela alface não chegue murcha na casa do consumidor e que a banana chegue no ponto certo.

Em lojas físicas não se tem o mesmo cuidado. A temperatura de uma loja física tem que ser agradável para as pessoas, geralmente acima dos 21º, o que não é o ideal para o armazenamento de frutas, legumes e verduras. Com Fresh é diferente: os fornecedores entregam os itens das fazendas para a shopper.com.br, que já recebe e mantém o item na temperatura adequada. Até o processo de controle de qualidade dos itens (feito pelo Chef) é feito sob temperaturas controladas.

Já no que concerne à praticidade, a Fresh também se baseia em um jeito descomplicado e inteligente de fazer compras de mercado, que é a compra programada. A shopper.com.br, inclusive, é o maior e melhor supermercado com esse modelo de compras no Brasil. Funciona assim: o consumidor monta a sua cesta, recebe no dia e horário agendados.

O diferencial é que a lista fica salva no site ou app e uma entrega fica automaticamente pré-agendada, de acordo com a frequência selecionada – que no caso da Programada Fresh pode ser toda semana ou a cada 2 semanas. O consumidor recebe lembretes alguns dias antes das entregas, e tem a possibilidade de alterar a data, se precisar antecipar, adiar ou pular uma entrega.

A praticidade também se junta à economia. É que com esse modelo de compra programada, o consumidor que adquirir alimentos frescos pode ter, em média, uma economia de 1.200 reais por ano. Isso se dá porque a shopper.com.br tem uma operação própria enxuta, sem custos com lojas físicas e depósitos, e compra com antecedência, direto dos produtores, deixando aquele alimento fresco com menos custo para o consumidor final.

Por ser uma compra Programada, há muito menos desperdício. Isso porque a shopper.com.br só compra os itens dos produtores depois de já ter vendido. O supermercado tradicional tem a lógica inversa: compra para depois expor e vender. Parte disso não é vendido e vira lixo. A shopper.com.br vende e só depois compra. Então não há desperdícios acusados por erros de previsão de vendas. Isso também contribui para o preço ser baixo e qualidade alta.

De acordo com Bruna Vaz, founder e COO da shopper.com.br,  a compra Programada Fresh vem marcar mais um novo momento da empresa e mostrar para o consumidor que comprar alimentos frescos de forma online pode ser uma opção cada vez mais confiável. “Vimos que as pessoas se sentem confortáveis em comprar diversos produtos online, mas frutas e verduras ainda não. Preferem mesmo ir presencialmente fazer esse tipo de compra porque as experiências que eles tiveram com esse formato não foram satisfatórias. Há pouco mais de 2 anos começamos a estudar formas de entregar frutas com qualidade e a fazer testes operacionais. Aprendemos muito nesses 2 anos testando e hoje a experiência é incrível. Por isso lançamos Fresh e agora conseguimos estar ainda mais próximos de nossos clientes, trazendo mais praticidade e economia para seu dia a dia”, explicou.

Além de frutas, legumes e verduras, a compra programada Fresh também oferece outros produtos frescos, como sucos, leite, frios, refrigerados em geral, itens de padaria e congelados. Ao todo, serão quase 2 mil itens na plataforma para esse novo formato.

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