Android: confira lista com os melhores antivírus para proteger o celular

0 366

Durante anos o Android foi considerado um sistema operacional praticamente imune a pragas virtuais, mas devido à grande popularidade o sistema passou a ser alvo preferencial de ataques.

Recentemente o laboratório especializado em segurança para dispositivos móveis Lookout Mobile Security divulgou uma lista contendo mais de 500 aplicativos que estavam publicados na Play Store e que possuíam código potencialmente malicioso. Isso significa que mesmo baixando apenas aplicativos da loja oficial do Google, existe o risco de ter o aparelho infectado por algum malware.

Os apps identificados nessa lista, já foram removidos da Play Store e os usuários que tiverem feito a instalação desse tipo de app serão notificados. Para identificar se existe algum aplicativo malicioso instalado no celular, o ideal é adotar alguma ferramenta de segurança. Confira abaixo a lista dos 5 melhores antivírus para o Android.

Sobre os aplicativos

Os leitores que usam o Windows já estão familiarizados com os procedimentos básicos na utilização de programas para a remoção de vírus. No celular os apps de segurança funcionam de forma semelhante: eles monitoram o sistema, realizam varreduras e colocam em quarentena os apps que estiverem oferecendo algum risco a segurança de dados do usuário.

Bitdefender Mobile Security

O aplicativo lidera o ranking pelo terceiro ano consecutivo, além da proteção contra pragas virtuais, o app oferece um recurso Antifurto, Bloqueio de aplicativos e uma VPN própria. O antivírus é pago, mas pode ser testado gratuitamente durante 14 dias.

GData Internet Security

O app oferece proteção contra o roubo de dados através de páginas falsas (phishing), remoção de vírus, bloqueio de aplicativos maliciosos, filtro de chamadas, proteção com senha para a execução de aplicativos, bloqueio do cartão SIM e controle parental (bloqueio de conteúdo impróprio e pornografia). A versão completa é paga, mas é possível instalar uma versão light para avaliação.

Kaspersky Internet Security

A versão para dispositivos móveis de um dos melhores antivírus para o PC, oferece funcionalidades semelhantes as encontradas nos outros apps de segurança; Scanner antivírus, Proteção antivírus, AppLock, Encontre meu telefone, Antirroubo, Antiphishing, Bloqueador de chamadas e Filtro da Internet. Na versão paga é possível ativar por comando de voz a opção Encontre meu telefone.

McAfee Mobile Security

A versão gratuita do app conta com proteção enquanto o dispositivo está conectado a uma rede Wi-Fi pública, otimizador da bateria, bloqueio de páginas falsas para roubar dados, VPN, localizador, sistema que fotografa quem errar três vezes a senha de desbloqueio e monitoramento em tempo real.

Norton Mobile Security

É a versão para dispositivos móveis de um dos mais tradicionais programas de segurança para o PC. Além de oferecer os principais recursos de proteção presentes nos antivírus indicados acima, o Norton Security & Antivírus é capaz de detectar e parar ataques de ransomware ativos, bloqueio do aparelho através de mensagem por SMS, proteção para a remoção do cartão SIM e monitoramento do uso da bateria por outros apps.

A adoção de um aplicativo de segurança proporciona maior confiabilidade em usar o dispositivo móvel para todo o tipo de tarefa do dia-a-dia. Muitos internautas têm tornado o celular o seu principal meio de acesso à internet, inclusive para realizar compras e operações financeiras — para esses casos, é indispensável ter um antivírus instalado no celular.

Fonte G1
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.