Analytics: mais do que inteligência de negócios

0 1.422

por Miguel Carbone*

Embora ainda não tenha se espalhado pelas empresas de pequeno e médio portes, boas práticas de Analytics são cada vez mais demandadas no mundo dos negócios. Corporações têm se esmerado em organizar, separar, entender e aplicar novas estratégias debruçadas sobre informações e insights providos por meio da análise criteriosa de dados.

Ouço muito as seguintes perguntas: Isso é exclusividade para grandes empresas, pelo alto custo envolvido? É uma tecnologia complexa e que requer muitos profissionais especializados?

Minhas respostas são sempre na mesma linha. Trata-se de uma tecnologia confiável e com um custo facilmente suportado pelos benefícios e lucros que traz em médio prazo. Serve para negócios de diversos tamanhos e setores, não demandando grandes estruturas para implantação, operacionalização e gestão.

Com o Analytics, além de ser possível fazer uma análise preditiva dos desejos e anseios de clientes e prospects, é possível aumentar consideravelmente a satisfação dos mesmos, oferecendo produtos e serviços mais assertivos, com melhores experiências. Além disso, é possível impulsionar a eficiência dos processos financeiros e margens de vendas, gerenciar e avaliar os riscos envolvidos em operações específicas e evitar fraudes e perdas monetárias consideráveis.

Você ainda tem dúvida sobre os benefícios do Analytics? Com sistemas relativamente simples, é possível integrá-lo a todos os setores relevantes da empresa e, com dados higienizados e racionalmente separados, obter as melhores e mais relevantes informações em dashboards e tabelas simples e bem distribuídas, facilitando a compreensão e a aplicação dos insights colhidos.
Não é big data! São silos de dados conhecidos, gerando negócios melhores, mais lucrativos e duráveis e aprimorando o relacionamento com os consumidores, nos mais variados níveis.

*Miguel Carbone é CEO da MC – The New World Technology e uma das maiores autoridades em IA, analytics, banco de dados e IoT do Brasil.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.