5 tendências de tecnologia que vão impactar os negócios

0 363

Aplicativos de compartilhamento de carros e streaming de música são dois exemplos de inovações que mudaram as nossas vidas nos últimos anos. Mas o que será que está por vir? Quais são as tecnologias e as tendências que irão alterar profundamente a economia e a sociedade nos próximos anos? Futuristas e especialistas se reuniram na conferência EY Innovation Realised 2019, em Boston, para falar sobre as novidades disruptivas que irão reinventar indústrias, transformar empresas e remodelar as experiências dos consumidores. Confira a seguir as principais conclusões.

Realidade virtual

Pode até parecer para alguns que a tecnologia não “pegou”. Embora as empresas de realidade virtual tenham crescido muito últimos anos, não houve nenhum boom de consumidores interessados na tecnologia. De acordo com o cientista da computação americano Jaron Lanier, a preocupação com o consumismo retirou o foco da revolução tecnológica.

Mesmo assim, a tecnologia está cada vez mais integrada ao nosso dia a dia. “Nos últimos vinte anos, não houve sequer um veículo que não tenha sido prototipado usando realidade virtual”, afirma Lanier. De acordo com a EY, a tecnologia vai mudar os setores de varejo (experiências de compras virtuais vão aumentar), saúde (simuladores cirúrgicos e consultas virtuais vão ser comuns) e setor imobiliário (projetos virtuais e visitas a propriedades vão ter grandes demandas).

Computação quântica

Os primeiros avanços da computação quântica estão previstos em áreas como catalisadores, produtos farmacêuticos e finanças. A longo prazo, a tecnologia será usada para resolver os desafios que enfrentamos como espécie, com a mudança climática.

Comercialização espacial e turismo

Prepare-se: você pode fazer uma viagem ao espaço nos próximos anos ― e sem muita burocracia. De acordo com Stephen Attenborough, diretor comercial da Virgin Galactic, espaçonaves novas e acessíveis serão construídas por empresas privadas. Attenborough prevê um futuro em que os aviões espaciais hipersônicos serão capazes de voar em qualquer lugar da Terra em menos de duas horas.

Biotecnologia

A vida é um algoritmo. Cada pessoa tem um DNA. E, hoje, já é possível decifrar códigos e entender a funcionalidade de cada partícula. “A vida se tornou um novo meio de programação. Essa é uma das principais tecnologias que transformará o planeta. A interseção da biologia e da tecnologia da informação vão trazer resultados benéficos. Tanto no quesito saúde como em respostas para as mudanças climáticas”, diz Andrew Hessel, CEO da Humane Genomics.

O ângulo da China

Antes, as empresas chinesas eram consideradas como imitadoras. Hoje, o país é um dos que mais investe em inovação. Por isso, estará em disparada nos próximos anos: com a criação de veículos elétricos.

“A China é um laboratório para experimentar novos modelos”, diz Wayne Shiong, sócio da China Growth Capital.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.