5 tecnologias indispensáveis para o varejo em 2015

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O setor varejista está em uma maré de mudanças tecnológicas e, neste contexto, novas plataformas e soluções surgem a todo o momento. Também não é novidade que o consumidor mudou, e essa mudança impacta diretamente o seu relacionamento com as marcas. Portanto, acompanhar esses movimentos é fundamental para entender a que ritmo e direção caminham o varejo.

“Há dois fatores essenciais que ditam o ritmo da transformação que vem acontecendo: a convergência viabilizada pela internet e a mobilidade. Hoje, o consumidor quer interagir com as marcas, consumir conteúdo e realizar suas compras independentemente do canal ou dispositivo escolhidos.” afirma Jean Klaumman, VP de operações da Linx.

Para sobreviver em meio a tantas mudanças é essencial que os varejistas, independentemente do porte e do segmento, conheçam as tecnologias para gestão do negócio e estejam atentos às principais tendências no setor. Pensando nisso, a Linx, especialista em tecnologia para gestão do varejo, listou as cinco tecnologias indispensáveis para o varejista turbinar o seu negócio em 2015:

  1. O iBeacon, sensor que transmite dados via Bluetooth, é um exemplo dessas tecnologias essenciais para o varejista. Com uma rede de beacons, por exemplo, qualquer marca, varejista, aplicativo ou plataforma pode entender exatamente onde um consumidor está no ambiente físico. Quando um cliente se aproxima da vitrine, e o ibeacon reconhece que aquele consumidor está interessado em determinado produto, o lojista pode sugerir promoções específicas pra aquele cliente, como base no histórico do interesse de compra dele.  Isso promove a oportunidade de vender ao consumidor considerando o contexto no qual ele está inserido e mostrando a ele propagandas e promoções com mais significado.
  2. Isso também funcionaria para decisões inteligentes de estoque. O RFID, por exemplo, é um sistema de identificação de mercadorias via rádio frequência que proporciona agilidade na gestão do estoque. No varejo, o controle da movimentação das mercadorias no estoque e nas lojas é ponto crucial para a lucratividade da empresa. Essa tecnologia está presente em todas as fases da venda, desde a saída do produto do estoque, pagamento da peça – caixas de autoatendimento – e na troca da peça, quando necessário.
  3. O Omni Channel, conceito que integra e organiza todas as soluções tecnológicas e informações do varejista, independentemente do canal de venda, é outra ferramenta indispensável, contribuindo para uma experiência positiva de consumo, seja on ou off-line. Hoje em dia as lojas se tornaram um espaço de conexão e experiência, com o conceito de Omni Chanel é possível ter redução na porcentagem das rupturas de venda, pois você tem diversos canais da loja integrados.
  4. O Mapa de Calor é outro exemplo de tecnologia que auxilia o varejista, via sensores de calor, a identificar quais locais da loja estão sendo mais procurados pelo cliente, assim o varejista consegue identificar quais são os produtos que estão atraindo mais clientes e quais produtos são menos atrativos. Como mapa de calor o varejista também consegue mapear todas as suas franquias, identificando quais lojas recebem mais clientes e quais produtos estão chamando mais atenção na vitrine.
  5. As soluções de Mobilidade possibilitam experiência única de compra para o consumidor. Por meio de smartphone ou tablets, clientes podem ser atendidos de forma rápida e personalizada, sem filas e com muito mais interação. Catálogos virtuais, lookbook interativo e diversos aplicativos que descomplicam a compra são ferramentas de fidelização essenciais para o varejista. Soluções em mobilidade trazem eficiência para o consumidor e para o vendedor, descomplicando o dia a dia das lojas.
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