5 dicas para não cair em golpes nas compras online

0 42

O principal problema das vendas pela internet é a insegurança ao disponibilizar dados pessoais e do cartão no momento da compra.  De acordo com a empresa ClearSale, especializada na prevenção de fraudes e responsável por cerca de 80% das análises feitas no comércio eletrônico, em 2013 foram pelo menos 300 mil tentativas de efetuar uma compra fraudulenta.

Para não cair em golpes ao fazer compras pela internet, veja as cinco dicas abaixo:

1- Cartão de crédito
A maioria das vendas na internet é feita por cartão de crédito. Caso a loja em questão não aceite a modalidade como pagamento, desconfie da existência da loja. Além disso, realizando a transação pelo cartão, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e pode solicitar o estorno.  Já em transferência bancária e boleto, não.

2- Fatura
É importante checar sua fatura com frequência, para descobrir se existe alguma compra feita indevidamente. Caso não seja identificada, a fraude pode se manter por meses. Qualquer dúvida sobre transações na fatura basta entrar em contato com a administradora do cartão.

3- Veja o seu e-mail
Quando fazemos o cadastro em uma loja online é normal a inclusão de um endereço de e-mail. Por isso, é comum chegar uma mensagem em sua caixa de entrada toda vez que uma compra for realizada. Se você não consegue conferir com regularidade a fatura do cartão de crédito, esta pode ser uma maneira de prevenção no caso do fraudador ter utilizado o seu próprio endereço de correio eletrônico.

4 – Cuidado com as ligações
Em compras de alto risco na internet,  com produtos de valor elevado, é comum que as lojas liguem para confirmar alguns dados com o consumidor. Caso isso aconteça, verifique se é realmente a loja que está te ligando, confirmando os dados da transação efetuada. Apenas a loja tem esse tipo de dado.

5- Desconto exorbitante
Por ter um canal de grande concorrência, as lojas virtuais oferecem promoções com altos percentuais de desconto. De qualquer maneira, tome cuidado com lojas que oferecem valores muito abaixo da média ofertada, especialmente aqueles onde o dinheiro sai diretamente da conta, como boleto  bancário e transferência.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.