Solução de problemas de gestão empresarial com novo foco

0 59

Como lições aprendidas na gestão dos esqua­drões de elite das polícias podem inspirar líderes empresariais? Essa é a proposta do livro “A ponta da lança” que aborda a atuação do BOPE, da CORE e do COT,  respectivamente unidades das polícias militar, civil e federal no Rio de Janeiro –  comparadas com as equipes norte-americanas de polícia SWAT e US MARINES –, frente aos problemas de gestão empresarial.

Para os autores, de modo geral, as empresas hoje enfrentam dilemas na busca pela diferenciação e inovação, mas as precondições para alcançar esses objetivos estão na capacidade de gerar um sistema de gestão que desperte sentido para o trabalho e a motivação e confiança recíprocas entre seus membros. A obra mostra que a força do vínculo, tão presente nas equipes de operações especiais da polícia, é exatamente o elo perdido na gestão atual das empresas.

O livro destacam ainda traços co­muns dos combatentes – como lealdade, coragem, disciplina pessoal e resiliência – que enfren­tam missões de vida ou morte. Na visão dos autores, a ação orientada por uma missão está sempre presente nessas equipes, gerando motivação e sentido para a realização da tarefa.

Serviço

A ponta da lança

Autores: Marcio Tulio Zanini, Carmem Migueles e Marcio Colmerauer

 

Editora Campus, 248 páginas, R$ 59,90   

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.