Seguro de Crédito protege empresas contra inadimplência

0 147

Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas estão relacionados à inadimplência. Prova disso são os recentes dados divulgados pelo Serasa Experian sobre a Inadimplência de Empresas Brasileiras: na comparação anual, entre abril de 2013 e abril do ano passado, o índice cresceu 8,1%.

Para tentar evitar ou diminuir essa porcentagem, as companhias têm instalado sistemas de controle elaborados, que atualizam constantemente as informações cadastrais de seus clientes. No entanto, ter 100% de certeza sobre a quitação da dívida é impossível. O Seguro de Crédito AIG proporciona exatamente essa certeza, pois funciona como uma proteção contra o risco de não pagamento por parte dos devedores.

Além de proteger as empresas dos riscos de inadimplência, o Seguro de Crédito AIG também cobre as perdas que possam ser causadas pela eventual falência dos devedores. “A cobertura funciona da seguinte maneira: quando o cliente do segurado não honra o que deve, a AIG indeniza o valor estabelecido na apólice. Portanto, o segurado pode oferecer crédito aos seus clientes, mantendo-se competitivo reduzindo sua provisão para devedores duvidosos”, explica Hugo Carson, Gerente de Crédito da AIG no Brasil.

Normalmente os riscos potenciais são calculados por meio de análises de crédito, desempenho da empresa, suas finanças e pontualidade ao pagar outros fornecedores. Assim, a seguradora passa a ter uma lista com os maiores riscos, conhecendo melhor os setores de cada um. “O grande diferencial da AIG é que o cliente fica com o “poder da caneta” atrelado à cobertura não cancelável. Ele mesmo pode incluir na apólice o risco, de acordo com sua política de crédito interna, estando segurado durante a operação de venda, sem a preocupação de que determinado crédito possa ser cancelado durante a vigência do programa”, ressalta Carson.

As apólices têm validade de 12 meses, mas esse prazo pode variar dependendo do programa em questão. Empresas de todos os tamanhos podem adquirir essa proteção. O preço da cobertura varia de acordo com o setor em que a empresa atua e o histórico de inadimplência, além do volume a ser segurado.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.