Saiba por que uma equipe unida gera bons resultados

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Falar sobre trabalho em equipe, muitas vezes, parece um assunto batido. Mas ele é fundamental para o atingimento de bons resultados. A representatividade de equipes de alta performance no desempenho financeiro de uma empresa é excessiva. Ela pode influenciar muito na definição do sucesso de uma empresa. Isso porque times admiráveis têm como características a coesão e o foco.

E qual a diferença entre um grupo e uma equipe vencedora? Ana Paula Azevedo, sócia-diretora da Garcia Azevedo e Consultores, explica que a equipe tem uma causa e conhece seus objetivos. “A paixão e o comprometimento são ingredientes fundamentais para o sucesso deste time. Além disso, o resultado do todo é mais importante que o individual”, comenta.

Saiba quais são os desafios para apreciar a diversidade e aprender a crescer com este tipo de cenário:

O time tem que atingir um alto nível de maturidade para saber resolver conflitos, como também conviver com profissionais de diferentes perfis, experiências, crenças, atitudes, ideias e opiniões. Para isto, saber ouvir, ter uma comunicação assertiva, respeitar os desejos e opiniões dos participantes do grupo e equilíbrio emocional são fundamentais.

O feedback constante entre os participantes da equipe é necessário para a manutenção de um time sadio, que fala diretamente com quem tem uma divergência de maneira transparente, madura, e educada.

É percebido que quanto maior a maturidade profissional de um indivíduo, mais ele consegue ouvir, respeitar e reconhecer os pontos fortes de seus pares.

O papel do líder na construção e consolidação de uma equipe diferenciada é imprescindível. Ele deve fomentar o conhecimento da missão, visão, valores e objetivos da empresa para que os profissionais saibam a razão do trabalho deles e como cada um pode agregar valor a equipe, e consequentemente, a organização.

O incentivo das diferenças, opiniões e da busca da melhor entrega de cada participante em benefício da empresa, são atitudes esperadas de um gestor diferenciado. Ele precisa permitir que seus colaboradores tomem decisões e façam sugestões, trazendo inteligência aos processos e aumentando os resultados da organização. Claro que, para isso, a equipe deve ter um nível de maturidade mínimo. Se não o tiver, cabe ao líder desenvolver esta maturidade.

Um bom líder é parceiro de sua equipe. Ele envolve seus funcionários, sabe ouvir, contagia com atitudes positivas, coesas e cheias de energia. Isto não quer dizer que seu papel seja paternalista, pelo contrário, ele deve planejar e estruturar as ações juntamente com a equipe, buscando sempre a superação, tanto dele como do grupo todo. Para isso, ele deve enxergar como cada funcionário do seu time atua e reconhecer o desempenho de cada membro.

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