Atualmente, os consumidores vão às compras e esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios. “Apenas com nossas experiências pessoais, já se pode notar a enorme defasagem existente na área de atendimento”, explica Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.
Dentre os principais erros observados pelo consultor está a má vontade no atender, confusão em relação aos pedidos, erros nos valores e falta de informações sobre os produtos. “Todos esses detalhes podem em maior ou menor grau prejudicar a sua empresa”, ressalta ele.
Dentre os pontos fundamentais apontados por Barbosa estão:
Cuidados na comunicação verbal – Essa precisa ser persuasiva e objetiva, tem que se preocupar com uma boa dicção para cativar o ouvinte;
Cuidado com comunicação escrita – Muitas pessoas pensam apenas na fala, mas e-mails se tornam cada vez mais sinônimos de negócios e infelizmente, há quem trate essa comunicação com negligência. Um único cuidado poderia evitar a maioria dos problemas: ler o que acabou de escrever;
Conheça o que vende – Para uma boa venda é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente;
A prática leva a perfeição – Não deve haver timidez e a prática deve ser constante. Todas as oportunidades para se falar diante das pessoas deve ser aproveitadas.
Acredite em você – É fundamental identificar seus pontos positivos e ter confiança, mostrando-se pró-ativo em relação à venda.
Otimizando reuniões de negócios – Se o atendimento ao cliente for em uma reunião, essa deve ser otimizada, com pauta e tempo definido.