Natura procura mercados externos por desaceleração no Brasil

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A Natura Cosméticos SA está contando com o crescimento das vendas nas suas unidades latino-americanas para impulsionar o crescimento, pois a receita estagnada no seu mercado básico no Brasil a converte na companhia de cosméticos com o pior desempenho do mundo.

As vendas em países como a Argentina e o México gerarão mais lucros à medida que os investimentos recentes derem frutos, que o reconhecimento da marca cresça e que os custos diminuam, disse o presidente Alessandro Carlucci. Entretanto, os consumidores brasileiros, sobrecarregados de dívidas depois que a economia se contraiu 0,5 por cento no terceiro trimestre, estão reduzindo os gastos.

“As operações são rentáveis e estamos observando taxas significativas de crescimento tanto na receita quanto nos lucros” na América Latina, fora do Brasil, disse Carlucci em entrevista no Rio de Janeiro em 9 de dezembro.

“Estamos muito entusiamados e há bons sinais de reconhecimento da preferência pela marca”.

Os produtos para o cabelo e os desodorantes estão impulsionando a demanda da companhia sediada em Itapecerica da Serra, Brasil, que se promove como ecológica e totalmente natural, e ajudarão as indústrias de beleza tanto no seu mercado local quanto da América Latina a crescerem 9 por cento cada, em termos nominais, no ano que vem. Assim, seria o mesmo que em 2013, ou até 4 por cento em termos reais, disse Carlucci.

Rivalidade com a Avon

A Natura registrou um crescimento das vendas no Brasil de 5,5 por cento no terceiro trimestre frente a 40 por cento no restante da América Latina porque enfrenta a concorrência de companhias como a Avon Products Inc. As vendas da Natura cresceram a taxas trimestrais entre 15 e 27 por cento em 2009 e 2010, segundo dados compilados pela Bloomberg. A Natura vende seus produtos diretamente através de representantes nas casas das pessoas.

O gasto em consumo no Brasil, que está sendo estimulado pelo governo mediante reduções dos impostos sobre eletrodomésticos e carros para apoiar a economia, caiu de 1 por cento, em média, nos primeiros três trimestres de 2012 para 0,4 por cento nos primeiros três trimestres de 2013, segundo dados compilados pela Bloomberg. A estratégia da Natura para superar seus concorrentes é fazer com que os clientes comprem mais frequentemente, disse Carlucci. A companhia conta com produtos inovadores – como sua linha de produtos Ekos, que contém matérias-primas da biodiversidade brasileira obtidas de forma sustentável – a preços variáveis, uma entrega mais rápida e as múltiplas opções de pagamento para os clientes, como o uso de cartões de crédito, incorporado há cerca de três semanas.

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