Kantar Worldpanel lança o novo retrato do consumo no Brasil

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Assim como as transformações econômicas e políticas nos últimos anos, o comportamento de consumo do brasileiro também tem encarado mudanças. Apesar de uma estagnação em 2012 e um início tímido em 2013, o primeiro semestre deste ano marca uma retomada do crescimento do consumo de bens não duráveis, aponta a Kantar Worldpanel.

De acordo com o instituto de pesquisa, em 2012, pela primeira vez, a educação apareceu entre as cinco principais contribuições para os gastos ao lado de alimentação e bebida dentro do lar, transporte, vestuário e serviços financeiros.

“Esse novo comportamento de consumo se reflete, e também está diretamente ligado, ao rápido avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito ao acesso à comunicação”, comenta Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel. O número de usuários de smartphones cresceu, de 2012 para 2013, 185% e o de tablets 689%.

Indústria

Atualmente existem 28 marcas no mercado que se mantém líderes em seu segmento há 10 anos ou mais. Em 2003, esse grupo da elite era composto por 69 marcas. Isso mostra que se inicia uma guerra, na qual a tradição disputa contra a inovação a atenção do consumidor.

Na China, um novo produto é lançado a cada 2,15 minutos. Aqui no Brasil a situação é bem parecida.  “A cada 4 minutos o consumidor pode ver alguma novidade nas gôndolas, o que representa um crescimento de 69% das categorias no País. Isso mostra que o segredo para as marcas é inovar sempre”, explica a executiva. Até julho de 2012 haviam 228 mil produtos diferentes no mercado nacional. Só no último ano, surgiram cerca de 14.400 novos itens. Atualmente temos 233.200 mil diferenciações de itens circulando em lares que compram aproximadamente 2.7 unidades por dia.

Como sair vencedor dessa disputa:
•    Gerar novos momentos de uso do produto, criar a demanda em novos momentos de consumo;
•    Definição precisa do público-alvo, inovações focadas duplicam a possibilidade de sucesso;
•    Inovações genuínas têm mais apelo e um grande exemplo disso é o sucesso do iogurte grego, que já atinge 30% de penetração nas classes A e B;
•    A comunicação também é essencial, já que o consumidor não quer arriscar gastar o seu dinheiro em novos produtos se não tiver a certeza do benefício que ele vai lhe trazer;
•    Respeitar as diferenças regionais, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil, é essencial para uma inovação de sucesso.

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