Inmetro vai fiscalizar ovos de Páscoa com brinquedos

0 48

A Operação Páscoa do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que começou nesta segunda-feira (16) e irá até o próximo dia 20, vai coibir a comercialização de brinquedos em ovos de Páscoa que ofereçam algum tipo de risco às crianças. A operação ocorre simultaneamente em todos os estados.

O chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro, Marcelo Monteiro, disse que a fiscalização é feita em duas etapas: inicialmente nos fabricantes e, depois, no comércio. Os fiscais coletam amostras de ovos que serão analisadas. Além de verificar a quantidade de chocolate, a fiscalização verifica, em especial, a segurança do brinquedo dentro do produto.

Monteiro informou que o brinquedo é certificado compulsoriamente, ou seja, antes de ser comercializado, passa por testes de laboratório que demonstram se é seguro. De acordo com o chefe de Fiscalização do Inmetro, o brinquedo que não tiver o certificado de segurança será apreendido. “O fiscal vai apreender esse produto todo que está no comércio, vai inclusive notificar outros órgãos delegados do Inmetro para que no país inteiro aconteça essa interdição ou apreensão desse produto. Aí, a gente consegue proteger mais a criança”.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.