Foton faz parceria com 36 fornecedores para fabricar caminhão no Brasil

0 51

Após fechar acordos com 36 grandes fornecedores que atuam no País para a fabricação do primeiro caminhão nacional da marca em 2016, o Foton 10 – 16DT, a Foton Caminhões realizou  em São Paulo, um jantar para celebrar a parceria e anunciar novos planos e perspectivas.

Na ocasião estiveram reunidos mais de 100 dirigentes, entre eles presidentes, diretores e gerentes de empresas fornecedoras do setor automotivo, instaladas no Brasil. Os anfitriões foram o Presidente do Conselho, Luiz Carlos Mendonça de Barros, o CEO da Foton Caminhões, Bernardo Hamacek, e todos os diretores e engenheiros brasileiros e chineses que compõe o quadro executivo da empresa no País.

O evento teve início com a apresentação de Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton Caminhões, que demonstrou como alcançaram um índice de mais de 70% de conteúdo nacional para o veículo. Todo o processo de nacionalização do Foton 10 – 16DT foi concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign, que corresponde à estratégia da empresa em utilizar a expertise de engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validação do caminhão de 10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde e com custos reduzidos.

“Já estamos trabalhando com o mesmo método cooperado de inteligência no caminhão de 3.5 toneladas e para os próximos modelos de 17 e 24 toneladas”, salientou o executivo.

Para o executivo, a despeito das dificuldades econômicas, acredita que a empresa trilha o caminho certo. Prova disso é o desempenho no mercado nacional.

“No segmento onde atuamos, crescemos nossa participação no País saindo de 1% de market share em julho do ano passado para superarmos 5% no mês de outubro deste ano. Nas regiões Norte e Nordeste, temos 10% de market share. Nossa rede de concessionárias atualmente é de 23 concessionárias e temos outras seis em estágio avançado. O nosso objetivo é alcançar 40 casas até o final do ano que vem”.

Entre os fornecedores presentes estavam às conceituadas marcas Bepo; Bovenau; Bruning Tecnometal; Continental; Cummins; Cummins CS; Dagan; Dana; Eaton; Ferrari Válvulas Automotivas; Fiamm; Frum; Fusopar; FPT; Gedore; Heliar; Indebrás; Jodeclan; Jost; Knorr-Bremse; Maxion; Maxion Wheels; Parker; Prestec; Pirelli; RNA; Resil; Rigitec; Randon; ZF Sachs; TE Connectivity; Tenneco; Thyssen Krupp; Truck Bus; Voss; Wiretec; Zeyana; e ZF. Além destes, participaram também as empresas Schwaben, Netz e Cetra, parceiros da Foton nas atividades de engenharia e testes do caminhão nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.