Especialista ensina como detectar mentiras no ambiente de trabalho

0 49

Segundo Mario Junior, sócio da S2 Consultoria – empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações, observação, estudo e muita prática permitem que qualquer pessoa note indícios de falta de sinceridade em discursos, entrevistas e conversas.

O especialista explica que a leitura e compreensão dos canais verbais e não verbais de comunicação é uma das formas de identificar quando alguém mente. Dentre as principais maneiras para realizar essa identificação, estão a observação da linguagem corporal, facial, verbal e paralinguística.

Ainda que a linguagem corporal possa revelar muitas coisas que tentamos esconder, o ideal é analisar o contexto antes de tirar conclusões. O sócio da S2 alerta para o fato de que interpretações equivocadas podem ser tornar armadilhas para pessoas destreinadas. “O caminho mais eficaz é identificar se o comportamento apresentado pela pessoa está fora do seu padrão. Caso contrário, você pode cometer graves erros ao analisar uma ‘coçada no nariz’ e julgar que a pessoa está mentindo, sendo que na verdade ela apenas está gripada naquele dia”, explica.

No ambiente corporativo, as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas. “Além disso, mentiras mais graves como manipulação de resultados também são praticadas, podendo gerar efeitos colaterais de grandes proporções”, ressalta.

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.