Cresce consumo de produtos com alto poder de limpeza

0 366

Os brasileiros estão investindo mais em produtos com alto poder de limpeza durante a crise. É o que aponta o estudo Household Cleaners, elaborado pela Kantar Worldpanel. Alguns fatores explicam a razão de o segmento considerado premium crescer justamente neste momento de turbulência: é em períodos de instabilidade que os consumidores levam mais em conta a eficiência do que se coloca no carrinho, optando por opções que agregam benefícios reais e tornam a vida mais fácil.

 

“Opções mais caras, mas que podem ser usadas em várias situações, são as eleitas pelos consumidores em momentos como esse. A racionalização é intensa, mas os brasileiros não pretendem abrir mão de segmentos que os ajudam no dia a dia”, afirma Marina Albuquerque, Account Manager da Kantar Worldpanel.

 

De acordo com o levantamento, a população gastou 1,3% a mais com saponáceos, produtos mais potentes e mais caros, no primeiro semestre de 2015 em comparação ao semestre anterior.

 

Já o segmento multiuso foi o que apresentou a maior queda. Os brasileiros gastaram 8,2% menos com esse tipo de produto no primeiro semestre deste ano. O volume também foi negativo, menos 11%. Ao contrário do que ocorre com os itens de alto poder de limpeza, o multiuso perdeu o valor percebido pelos consumidores e é trocado por opções mais baratas, principalmente por desinfetantes. “Os consumidores não percebem tanta diferença entre a marca líder e as mais baratas, isso explica a queda”, analisa Marina.

A substituição por itens mais em conta, inclusive, é outra tendência apontada pelo estudo. Para equilibrar o orçamento, os brasileiros optaram por marcas de menor valor agregado.

Os produtos de limpeza de forma geral foram impactados pela crise, notadamente nas classes A/B e C. Já a D/E cresce em volume, principalmente por causa da compra de desinfetantes.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.