A chegada da Copa do Mundo no Brasil deve aquecer as vendas de televisores em todo o país. Entre os brasileiros que pretendem adquirir algum produto bem durável, um em cada três (34,2%) tem a intenção de comprar um novo aparelho de televisão entre os meses de abril e junho.
O resultado é o dobro da média da série histórica (16%) da pesquisa Perfil Econômico do Consumidor (PEC), realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos em março.
O dado também está bem acima do verificado em março de 2013, ano de Copa das Confederações. Entre os consumidores que pretendiam comprar algum bem durável, a intenção em adquirir uma televisão era apontada por 20,8% dos brasileiros (um em cada cinco). Além do incremento das novas tecnologias e dos preços mais acessíveis, a realização do maior evento de futebol em solo brasileiro pode ter aumentado significativamente a disposição do consumidor em comprar um novo aparelho.
Na sequência, entre os produtos mais requisitados estão: fogão – citado por 15% dos que pretendem adquirir algum bem durável entre abril e junho -, geladeira (13,5%), carro (9,7%), micro-ondas (8,5%) e telefone celular (8,3%). Quando observado o resultado total, pelo menos um em cada dez brasileiros (13,8%) pretende comprar algum bem durável até junho.