Como gerar mudanças na empresa sem perder seus valores

0 26

Muitas empresas passam por um período em que é preciso mudar, seja para resolver crises, corrigir rotas, melhorar resultados ou promover o crescimento. Boa gestão, comunicação e muita observação são as dicas do especialista Marcelo Alvim, sócio-diretor da DM&P, para que as corporações possam sair desse processo mais fortes do que entraram. O primeiro passo é olhar para a própria empresa e fazer uma análise profunda, não apenas na organização, mas também na forma de atuação. “Para toda e qualquer transformação significativa, a mudança na essência, ou seja, na forma como a organização entende seu papel na sociedade, é necessária”, explica Marcelo. 

Para conhecer bem o mercado, e saber interpretar suas informações, é necessário que a empresa tenha profissionais capacitados. “As organizações devem ter gestores qualificados para obter tais informações, compreender de forma crítica e analítica as necessidades, tanto em relação ao ambiente interno, quanto externo à organização, bem como fornecer respostas adequadas a essas necessidades, completa Marcelo”. 

O passo seguinte é a elaboração de um plano detalhado do que se pretende fazer com a empresa, traçando os caminhos a serem seguidos. “Os processos de reestruturação devem estar alinhados com os objetivos estratégicos pretendidos pela organização. Isso significa que os gestores que pretendem mudar devem elaborar – planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazo, além de estabelecer formas de avaliação dos resultados alcançados”, explica o especialista.

A aplicação desses pontos é essencial para a prevenção de conflitos, muito frequentes em mudanças estruturais em organizações.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.