Como conquistar os consumidores multi-telas

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Uma pesquisa recente do Google Brasil revelou que 30 milhões de brasileiros usam mais de três telas (televisão, smartphone e computador) diariamente. Essa evolução do número de mídias e da relação dos usuários com diversos dispositivos deve influenciar o marketing das empresas, que têm agora um novo desafio: como conquistar um usuário multi-tela? Pensando nisso, muitas empresas estão criando ferramentas para, analisando esse movimento, oferecer novas opções ao mercado.

Entre elas está a Zauber, boutique de software especializada em análise de redes sociais e big data que chegou ao Brasil recentemente com uma ferramenta que relaciona as diversas telas às redes sociais, área que também exige constante adaptação do marketing empresarial. O objetivo da Flowics, certificada oficial do Twitter, é gerar engajamento, filtrando os comentários na rede e exibindo-os em outras telas, seja a televisão, um site, smartphones ou até mesmo um telão. “Quando vê um comentário na tela, o usuário se sente mais próximo da marca, o que gera uma relação de confiança e fidelidade”, afirma o CEO da Zauber, Gabriel Baños.

Um exemplo de atuação da Flowics foi uma parceria com a ESPN para a transmissão da final entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund na final da Champions League esse ano. Durante o jogo, a TV exibia os comentários dos telespectadores em tempo real, o que gerou à ESPN mais audiência e mais seguidores no Twitter. A experiência foi resumida nesse vídeo. Outro exemplo, ainda ligado ao futebol, foi o “Corneteiro Digital”, em parceria com a Veja.com. Durante a Copa das Confederações, o site da revista publicou um ranking da Flowics com os jogadores mais elogiados ou criticados nos jogos. A ferramenta oferece diversas opções de widgets e pode selecionar diferentes estatísticas acerca de um mesmo tema para serem exibidas.

A pesquisa do Google mostrou ainda que 7 em cada 10 brasileiros usam o smartphone ao mesmo tempo em que assistem televisão. Essa audiência conectada também é considerada pela Flowics, que permite criar experiências de “Social TV” para melhor engajar as emissoras com seus telespectadores. Neste sentido, a Zauber desenvolveu também a Tribatics.TV, que monitora e publica mensalmente relatórios dos programas mais comentados no Twitter, classificando-os em positivos ou negativos, por regiões geográficas e por faixa etária, entre diversas outras análises.

“Atualmente é imprescindível às empresas olhar as redes sociais antes de elaborar a estratégia de marketing, mesmo que essa estratégia seja exclusivamente voltada à televisão. Os consumidores estão em todas as mídias ao mesmo tempo e a reputação da marca está constantemente exposta a comentários, sejam positivos ou negativos. Então, o monitoramento da repercussão dos programas de TV nas mídias sociais, principalmente no T witter (a segunda tela), fica cada vez mais importante: quanto mais entenderem a dinâmica, mais chance de sucesso”, destaca Baños.

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