Cidade gaúcha fecha o ano com três grandes eventos para a uva e vinho

0 59

Depois de sediar a Envase Brasil / Brasil Alimenta, feira de máquinas, tecnologia e equipamentos  para a indústria de bebidas e alimentos em abril, a Avaliação Nacional da Safra em setembro, chegou a vez de Bento Gonçalves/RS sediar  o  39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, entre os dias 23 e 28 de outubro

Mais de 270 pessoas, de 28 países, já garantiram participação no 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que ocorre em Bento Gonçalves (RS), de 23 a 28 de outubro deste ano. O evento promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade que reúne 46 países membros – é considerado o mais importante do segmento vitivinícola do mundo. Para o encontro anual, que será sediado pela primeira vez no Brasil, são esperados mais de 400 pessoas, entre representantes diplomáticos, profissionais da vitivinicultura, dirigentes de sindicatos e associações de produtores, produtores de uvas e derivados da uva e do vinho, autoridades governamentais, imprensa especializada e público enófilo.

Os inscritos que optarem pela programação completa usufruirão também de passeios turísticos preparados pela organização. Eles poderão escolher entre cinco opções de roteiros: região dos Altos Montes (Nova Pádua e Flores da Cunha); Rota dos Espumantes (Garibaldi); Vale dos Vinhedos e Monte Belo (Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul); Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves); e Vale do Rio das Antas – Tuiuty e Faria Lemos (Bento Gonçalves). “Dadas as circunstâncias de dificuldades mundiais, entre elas a crise financeira, o número de inscritos até o momento está conforme prevíamos”, avalia o membro da comissão organizadora do 39º Congresso, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas.

O tema central desta edição é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado, gerando discussões em torno de assuntos como desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, cultura do vinho, consumo responsável, avanços nas tecnologias vinícolas, produção de uva de mesa e suco, entre outros. Serão apresentados 350 trabalhos selecionados nas áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde. As atividades ocorrerão no Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel. “O objetivo maior de termos buscado o evento foi para criar uma oportunidade para apresentar os avanços e tecnologias da vitivinicultura brasileira. Esperamos que seja oportuno para projetar e desmitificar o setor. É um desafio muito grande, de muito trabalho”, pontua Protas.

A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.Atualmente, a OIV é presidida pela alemã Monika Christmann.

Já a  13ª edição da Envase Brasil | Brasil Alimenta que reunirá em um único local empresas e profissionais renomados para a apresentação de tecnologia, produtos e serviços nos segmentos de vinho e espumante, suco, refrigerante, cerveja, água mineral, cachaça e destilados, laticínios e derivados já tem data marcada: de 24 a 27 de abril de 2018, no Pavilhão do Parque de Evento, em Bento Gonçalves (RS), onde será possível conhecer as inovações e fechar negócios por meio de mais de 200 empresas expositoras, além de agregar conhecimento com as mais de 30 palestras/cases de sucesso que estarão disponíveis nos eventos paralelos.

SERVIÇO

39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho          
Quando: 23 a 28 de outubro de 2016
Onde: Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS)
Inscrições: www.oiv2016.org.br/pt/inscricoes
Informações sobre as taxas e os roteiros turísticos:www.oiv2016.org.br/pt ou inscricoes@aconteceeventos.com.br

 

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.