CEO do Giraffas é o novo presidente do Instituto Foodservice Brasil

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Tupa Gomes, presidente da Martin Brower, passou o posto de comando do Instituto Foodservice Brasil, formado pelos líderes das principais e mais relevantes empresas do mercado de Foodservice, para Alexandre Guerra, CEO do Giraffas. Tupa ainda fará parte do conselho do Instituto, que abrange um mercado com números superlativos, totalizando o valor estimado de R$ 60 bilhões de faturamento e empregando mais de 220 mil colaboradores.  Em termos de pontos de venda são mais de 9600, com projeção para 2016 de 10.700 estabelecimentos, e que atendem hoje, cerca de 80 milhões de consumidores por mês.

Desde 2011, o setor de Alimentação Fora do Lar (foodservice) vem passando por uma forte evolução, com crescimento médio anual acima de 9%, contudo, segundo o último Índice de Desempenho Foodservice (IDF) de janeiro, produzido mensalmente pelo IFB, com análises da GS&MD – Gouvêa de Souza, o indicador apontou crescimento nominal de 6,0 % (sobre o mesmo mês do ano anterior) no faturamento nominal de vendas dos operadores de restaurantes. Já no conceito de vendas mesmas lojas (estabelecimentos abertos há 13 meses, desconsiderando lojas fechadas ou em reforma), o resultado apurado foi de decrescimento nominal de 0,2% para o mês.

Em 2015 apenas dois meses tiveram crescimento acima de dois dígitos, sinalizando um momento de insegurança da economia brasileira, justificada pelos últimos indicadores macroeconômicos divulgados, que são os principais influenciadores para o baixo resultado do consumo e do varejo, como o nível de desemprego, que ultrapassou os patamares do ano de 2010, de 6,7%, chegando a 6,9% em 2015, a contínua desaceleração da massa salarial, o encarecimento e restrição na concessão do crédito e o recorde de baixa na confiança do consumidor,  que atingiu 75,2%, no mês de dezembro de 2015, o menor patamar desde o inicio da série em setembro de 2005.

Apesar de um crescimento menor nas vendas, os associados apontaram que o repasse da inflação em seus estabelecimentos foi abaixo que a inflação apurada pelo IPCA (IBGE), reafirmando o compromisso que o Instituto tem com os consumidores. As empresas informaram que o aumento de preços foi de 9,6%, enquanto que o IPCA total de dezembro (acumulado de 12 meses) foi de 10,67%, já o IPCA de Alimentação no Domicílio foi de 12,92% e de Alimentação Fora do Lar foi de 10,37%.

 

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