As empresas campeãs em construção de marca

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A Natura é a empresa com melhor estratégia de construção de marca (branding), de acordo com pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), consultoria que faz levantamentos ligados ao mercado do consumo. O levantamento leva em consideração o quanto conhecida é a marca ou empresa e qual a suaimagem, considerando os quesitos: amor, preferência dos jovens, reputação e respeito. A consultoria escolheu 15 diferentes setores e considerou empresas brasileiras e internacionais para cada um. Confira as melhores colocadas por ordem de desempenho. 

1. Natura
A brasileira não apenas liderou no setor de beleza e higiene como teve melhor desempenho geral, de acordo com a consultoria. Eleita como a marca mais valiosa do varejo brasileiro em 2013 pela Interbrand, a Natura investiu nas ideias de sustentabilidade e brasilidade para reforçar sua imagem. 

2. Coca-Cola
À bordo de um pesado orçamento publicitário global, a Coca-Cola conquistou sua liderança no setor de alimentos e bebidas. Em 2014, a marca, que é patrocinadora da Fifa, aproveitou a Copa do Mundo para relançar a promoção com mini-garrafinhas de 18 países, ação publicitária que fez sucesso nos anos 80.

3. Itaú
Banco oficial da Copa do Mundo de 2014 e da seleção brasileira, o Itaú continua investindo para se ligar aos maiores eventos do país. Parece estar dando certo: o banco bateu seu próprio recorde ano passado e registrou pelo terceiro ano consecutivo o maior lucro da história dos bancos, de 15,8 bilhões de reais.

4. Samsung
Desde o lançamento da linha Galaxy, a Samsung passou do segundo escalão de tecnologia mundial para concorrente direta (e por vezes vencedora) de grandes marcas do setor, como a Apple. Em 2013, só no quarto trimestre, a Samsung vendeu vendeu um recorde de 86 milhões de smartphones no mundo inteiro, com 29,6 por cento do mercado mundial. 

5. TAM
A TAM, maior companhia aérea do Brasil, perdeu três pontos percentuais de participação de mercado em 2013, que foram abocanhados pelas concorrentes menores, Azul e Avianca. A GOL permaneceu em segundo lugar. Mas o resultado da pesquisa mostra que em termos de construção de marca, a empresa ainda voa solo. 

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