Alibaba busca parceiros no Brasil

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 A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba enxerga no Brasil a grande oportunidade de reforçar sua presença na América Latina.

Com mais de 2,5 milhões de usuários no país, a companhia está investindo em parcerias locais e pode abrir em breve um escritório brasileiro para centralizar suas ações na região.

Oficialmente, a Alibaba chegou ao país em 2014, por meio do AliExpress – site de compras da empresa voltado para o varejo – e com o Alibaba.com, para vendas em atacado.

Em pouco tempo, as duas empresas se popularizaram, fazendo com que os olhos de Jack Ma, fundador da companhia, brilhassem e vissem o Brasil como um potencial foco de crescimento.

Os sites tiveram bom desempenho no ano passado: segundo dados divulgados pela empresa, o AliExpress registrou mais de 18 mil novos usuários por dia no país em 2015.

No atacado, o Alibaba.com também não decepcionou, registrando crescimento de 20% em número de usuários brasileiros no ano passado, na comparação com 2014.

“O Brasil é o quarto maior país em número de usuários dentro da plataforma Alibaba.com”, afirma o líder de marketing e desenvolvimento de negócios da companhia para a América Latina, Alexander Tsai.

“O país vive um momento de interesse pelo e-commerce, que tem crescido no atacado e já é maduro no varejo”, afirma o executivo.

Para manter o crescimento e elevar os níveis do Alibaba.com, o site de atacado foca em parcerias com empreendedores brasileiros de pequeno e médio porte.

Na última semana, Tsai esteve no Brasil e participou da Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). A ideia é conseguir capacitar novos empreendedores para a dinâmica proposta pela Alibaba em seus sites.

Hoje, os artigos brasileiros mais exportados nas plataformas da empresa chinesa são os de vestuário, alimentação e bebidas típicas – como cachaças e cervejas artesanais.

A lógica das parcerias é simples: os dois sites da chinesa no Brasil dependem do cadastro de empreendedores, que realizam transações diretas com o consumidor final, colocando seus produtos à venda no Alibaba.com e no AliExpress. Quanto mais capacitados estiverem os vendedores, mais usuários e maior faturamento a Alibaba terá.

Segundo Tsai, a crise econômica que afeta Brasil não atrapalha a expansão da empresa. Com os problemas econômicos, mais pessoas começaram a procurar alternativas para vender seus produtos.

“A crise é uma oportunidade. Nosso público-alvo são as empresas que precisam de capacitação para ter recursos para vendas internacionais”, comenta.

“Estamos estudando ter um escritório no Brasil”, admite Alexander Tsai. Atualmente, o Alibaba possui escritórios na China, Estados Unidos, Inglaterra e Itália – os dois últimos foram abertos recentemente.

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