9º Festival Brasil Sabor terá mil cartas com vinho nacional

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Uma parceria que vai levar o vinho brasileiro para a mesa de centenas de restaurantes foi apresentada na tarde desta sexta-feira (14), em Bento Gonçalves. Com a presença de representantes de vinícolas, da equipe do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), foram detalhados os pontos da participação das empresas no 9º Festival Brasil Sabor, que ocorre entre os dias 1º e 16 de maio e que vai oportunizar a inserção dos produtos brasileiros nos estabelecimentos que participarem da promoção. Os cerca de mil restaurantes, em 26 estados do País, integrados ao evento irão trabalhar com uma oferta de, no mínimo, três rótulos de vinhos brasileiros em suas cartas.

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Para o diretor comercial da Abrasel, Pedro Melo, é uma oportunidade para que as vinícolas estabeleçam relacionamento com os restaurantes e firmem parcerias comerciais que se mantenham após o festival. O dirigente explicou que as seccionais da entidade receberão a relação de vinícolas que desejam participar dos eventos. Já a lista de restaurantes associados será repassada ao Ibravin que fará a intermediação junto às empresas. “Serão milhares de consumidores impactados, que terão contato com os vinhos brasileiros e que podem passar a ser clientes do vinho brasileiro”, acredita.

Melo acrescenta que as empresas podem auxiliar os restaurantes a venderem os produtos, prestando consultoria para a harmonização com os pratos e também com descontos na venda de vinhos no período do Festival. O slogan do evento será “O Brasil Inteiro Pedindo Mais Um”, fazendo alusão tanto às refeições, que terão como apelo a culinária local, quanto aos vinhos elaborados no país.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, destacou que o Ibravin e a Abrasel têm intensificado as parcerias tanto em eventos, como o Circuito Brasileiro de Degustação, como em iniciativas para aumentar a comercialização de vinhos brasileiros nos restaurantes. “O objetivo é ampliar o volume de venda no on trade. Se conseguirmos introduzir novos produtos em 30% ou 40% dos restaurantes, já será uma vitória para o setor e também para os restaurantes e, por consequência, para o consumidor”, projeta.
Bertolini reforça que o período em que será realizado o festival, às vésperas da Copa do Mundo, será propício para que os vinhos brasileiros harmonizem com os pratos da promoção.

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