6 erros que minam as chances de aprovação em concursos

0 34

A aprovação em um concurso público requer muito mais do que horas a fio estudando. A disposição para encarar livros e apostilas  pode ser o requisito número um para quem deseja seguir a carreira pública, mas não é só isso.

Confira os principais erros cometidos na fase de preparação para as provas, na opinião de dois especialistas em concursos públicos, que minam as chances de aprovação:

1 Prestar pouca atenção ao edital
Quem deixa de prestar atenção ao edital perde informações preciosas a respeito do programa das matérias, formas de avaliação e peso de cada disciplina na prova, critério de correção, data, horário, local e tempo das provas, quantidade de vagas disponíveis, remuneração e requisitos para a posse.

2 Não atentar ao estilo da banca examinadora
Diversas instituições aplicam provas de concurso público e cada banca tem seu estilo de avaliação. Conhecê-lo é primordial para sair na frente dos outros candidatos.

3 Estudar sem método ou planejamento
A falta de método e de um plano de estudos é o principal erro cometido pelos concurseiros.O planejamento inclui o que estudar, como estudar e a distribuição de tempo para cada disciplina ou bloco de matérias. Intercalar matérias também uma recomendação. 

4 Não fazer simulados
Quem deixa de participar de simulados perde a oportunidade de ir se acostumando com o ambiente de uma prova de concurso público. Nem todos têm facilidade em passar 4 ou 5 horas resolvendo uma prova, e o simulado é uma ferramenta importante nesse sentido.

5 Esquecer-se de fazer pausas durante o período de estudo
Nem o mais treinado concurseiro consegue manter a concentração e o rendimento nos estudos durante horas e horas, sem fazer nenhuma pausa. Ao notar que não está assimilando o conteúdo lido é hora de fazer uma pausa e retomar os estudos após alguns minutos. 

6 Deixar de ter momentos de lazer e de atividade física
Nem só de livros e apostilas deve viver um concurseiro. Intercalar momentos de lazer, descanso e atividade física é essencial para manter o equilíbrio físico, mental e emocional. A atividade física é recomendável sob todos os aspectos, pois ajuda a melhorar o rendimento e o candidato fica melhor fisicamente para encarar a prova. Crédito: Exame.com

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.