5 formas vender mais nas datas comemorativas

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Para vender mais, é necessário entender de vendas e estudar números, correto? De acordo com Fernando Alves e Rafael Galdino, da Neuari, esta afirmação está errada. “Somos pessoas vendendo para pessoas, portanto precisamos estudar e entender sobre elas”, explica Fernando. Sócios diretores da primeira agência de lançamento de infoprodutos digitais do Brasil, Fernando e Rafael destacam que é preciso aproveitar o fim do ano para alavancar as vendas, e manter a ideia ao longo de todo o ano seguinte. “Com algumas medidas relacionadas ao conhecimento do comportamento das pessoas, é possível fazer isso com relativa facilidade”, explica Galdino.

Os empresários listam as 5 formas de utilizar as datas comemorativas para vender mais.

1- Saiba se o público realmente compra na data específica

Se o público-alvo de um determinado produto ou serviço é formado por jovens ou adolescentes, talvez o Natal não seja a data mais significativa, já que eles tendem a não comprar muitos presentes. Fernando explica que é preciso ter uma visão muito clara do avatar que simboliza o cliente ideal de um negócio ou produto. “Se o seu produto é tido como um luxo, por exemplo, a comunicação vai precisar dizer que essa pessoa merece esse presente para si mesma no Natal”, sugere Fernando. Cursos e treinamentos, por exemplo, costumam ser menos vendidos em períodos de fim de ano, mas isso precisa ser analisado caso a caso, conforme o especialista.

2- Pense em tudo com antecedência

Segundo Galdino, o segredo para vender mais está no planejamento. “Como as datas comemorativas já estão previamente estabelecidas, comece a se programar com antecedência”. Mais do que apenas planejar ações e se preparar para a data com mais produtos no estoque, em caso de e-commerce por exemplo, o especialista destaca que alguns produtos ou serviços mais caros precisam ser anunciados com antecedência. “Pense sempre no que você vende e em como as pessoas se comportam diante do momento de comprá-lo”, explica.

3- Use a criatividade e anuncie para pessoas diferentes

Fernando utiliza dois exemplos para mostrar como é possível usar datas comemorativas para voltar a comunicação e os anúncios a pessoas diferentes. “Se você vende produtos femininos, você pode anunciar para homens em vista do Dia dos Namorados, por exemplo”. Produtos voltados a pessoas mais velhas também podem ser anunciados ou ter a comunicação voltada para um público mais jovem no período de Dia dos Pais ou das Mães.

4- Crie estratégias que não manchem a marca

Rafael Galdino destaca que, sempre que as datas comemorativas se aproximam, é necessário que o planejamento esteja alinhado à marca e à linguagem que ela apresenta. “Não se deixe levar pela data para criar algo totalmente diferente do que você e seu produto representam”, explica. O segredo, segundo o especialista em vendas e pessoas, é encontrar o limite entre as duas coisas. “Às vezes é mais válido deixar de lado alguma data que forçar uma situação que não combina”.

5- Estude marketing – ou contrate quem entende do assunto!

Por fim, os empresários destacam a importância de estudar Marketing e se aprofundar cada vez mais nas pessoas e no comportamento delas. “Especialmente no Marketing Digital, muitas pessoas se preocupam tanto com cliques e resultados que acabam se esquecendo de que atrás das telas de computador e celular estão pessoas”, explica Fernando. Como são necessárias diversas habilidades, na maioria das vezes vale a pena contratar quem entende do assunto. “A melhor forma de saber se alguém entende de Marketing é fazer perguntas sobre as pessoas. Quem não entende de pessoas não entende de Marketing”.

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