Pesquisa revela perfil e hábitos de consumo de vinho em SP

0 878

Uma missão importante para as marcas é conhecer muito bem quem é o seu público e quais são suas preferências. Para isso, a VCT Brasil, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro no Brasil, está realizando, desde 7 de novembro, uma pesquisa, que começou na Grande São Paulo e irá se estender para mais três estados brasileiros, durante a ação itinerante “Casillero on the road”, que acontece até 31 de dezembro de 2016.

Para a execução do estudo, 300 pessoas entre 18 e 68 anos foram entrevistadas na Grande São Paulo respondendo a questões sobre frequência de consumo, vinho de preferência, ocasião em que consomem a bebida, local onde costumam beber, e adquirem o produto.

Constatou-se que 41% dos entrevistados bebem vinho uma vez por semana e, 51% dos que bebem diariamente têm acima de 55 anos. Do total de pessoas ouvidas, 83% preferem consumir vinho tinto. 46% dos pesquisados preferem consumir a bebida em casa, 43% em eventos especiais, 3% em restaurantes e 5% em outros locais não especificados, os demais não responderam (3%). 44% das pessoas entre 18 e 35 anos tomam o vinho ocasionalmente. 60% escolhem o vinho pela uvae não somente pela marca/preço ou origem. 72% gostam de presentear amigos e familiares com a bebida. E para 55% das pessoas, o vinho consumido é adquirido em supermercados, seguido por adegas (36%), internet e outros (6%), e 3% não responderam.

Segundo dados de mercado, o brasileiro bebe, ao ano, em média, 1,8 litros por pessoa. Comparado aos chilenos, que consomem 17 litros, aos argentinos que tomam 23 litros e à média europeia (França e Portugal) de 42 litros, há muito potencial de crescimento nacional.

“O levantamento da VCT mostra que o consumidor vem se aprimorando na escolha do vinho, que tem se tornado cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. Além disso, observamos que há um grande potencial junto aos mais jovens que ainda consomem de forma ocasional a bebida”, esclarece Michele Ressutti Carvalho, gerente da marca Casillero del Diablo.

Roteiro itinerante

A primeira parada da ação “Casillero on the Road” aconteceu no Shopping Iguatemi Alphaville, em Barueri (SP), antes de pegar estrada rumo aos outros dois estados. A bordo de um caminhão customizado, com 14 metros de comprimento, o participante recebe a missão de capturar a garrafa do lendário vinho Casillero del Diablo para executar uma sequência de tarefas e chegar à fase final do game. A atividade acontece em meio a um ambiente de realismo virtual sombrio — inspirado nos filmes de terror e suspense—, desafiado por criaturas e sons assustadores. O tempo máximo da atividade é de cinco minutos. A ação acontece, também, no Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina que são as outras cidades contempladas neste roteiro.

Será possível acompanhar todo o itinerário do truck e fazer as inscrições prévias para participar da ação pelo sitewww.casilleroontheroad.com.br. Uma equipe de promotores também receberá as inscrições no local, de acordo com as vagas disponíveis e capacidade operacional do truck, que funcionará das 14h às 20h.

Programação de Casillero on the road

Rio de Janeiro – 25.11 a 2.12

Marília (SP) – 6 a 8 de dezembro

Londrina (PR) – 10 a 12 de dezembro

Joinville (SC) – 17 a 19 de dezembro

Florianópolis (SC) – 21 a 23 de dezembro

São Paulo (SP) – 2º passagem de 26 a 28 de dezembro

Caraguatatuba (SP) – 29 a 31 de dezembro

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.