Atacado fecha 2014 com crescimento e prevê melhora em 2015

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Segundo o levantamento do Banco de Dados ABAD/FIA, que traz os dados preliminares do crescimento das empresas atacadistas e distribuidoras, o setor apresentou crescimento real (deflacionado) de 11,35% em dezembro, na comparação com novembro. Contudo em relação a dezembro de 2013, a retração foi de 6,68%, enquanto o resultado acumulado no ano, de janeiro a dezembro, ficou em -1,89%.

Para o presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho, os números mostram que as vendas ganharam algum fôlego em dezembro, por conta das comemorações de fim de ano, mas que isso foi insuficiente para reverter o fraco resultado anual.  José do Egito pondera que o ano de 2014 foi atípico e bastante conturbado nos aspectos econômico e político, o que certamente influenciou as decisões de compra. Esse quadro também se reflete nas projeções para o PIB de 2014, que analistas situam entre -1% e 0,5%.

“A confiança do consumidor anda reduzida e o emprego dá os primeiros sinais de enfraquecimento. Nesse cenário, é natural que as famílias racionalizem o consumo; mas não é possível deixar de comprar produtos básicos como alimentos, limpeza doméstica e higiene pessoal. Isso significa que números que apontam crescimento negativo são temporários, devidos a uma base de comparação alta, alcançada em um período de euforia de consumo de itens alimentares e de cuidados pessoais mais sofisticados, o que hoje não condiz com a realidade”, acredita o presidente da ABAD.

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