Apas divulga pesquisa e aponta que consumidor mudou hábitos

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A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apresentou nesta segunda-feira, 4 de maio, uma pesquisa inédita sobre o setor supermercadista, apontando as tendências do consumidor brasileiro em coletiva à imprensa, marcando o início das atividades da FEIRA APAS 2015 – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, no Expo Center Norte, em São Paulo. O levantamento, realizado em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, foi divulgado em conjunto pelo presidente da APAS, Pedro Celso; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada; o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias; o gerente de Economia e Pesquisa APAS, Rodrigo Mariano; o diretor da Nielsen, Olegário Araújo; e a diretora Comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.

A análise apontou que o setor de autosserviços faturou R$ 294,9 bilhões em 2014 em um universo de quase 84 mil lojas, o que representa um crescimento real de 1,8% em relação ao ano anterior e 5,3% do PIB brasileiro. O Estado de São Paulo teve um desempenho dentro da média nacional, o segmento faturou R$ 86,8 bilhões em 2014 com um crescimento nominal de 8,6%.“Para 2015, esperamos um crescimento real de 2% já que a perspectiva para o segundo semestre será melhor”, prevê o presidente da Abras, Fernando Yamada.

A geração de empregos também teve uma leve retração. Em 2013, o setor tinha pouco mais de 518 mil empregos diretos e, em 2014, o número caiu para 215 mil. Para 2015, a perspectiva é que o desempenho se mantenha estável.

Mudanças nos hábitos do consumidor

Segundo o diretor da Nielsen, Olegário Araújo, o desafio das famílias é preservar o bem-estar conquistado ao longo dos anos e, para evitar gastos, voltam a usar estratégias de períodos de preços altos, como compras do mês, quando levam mais itens, compatibilizando os gastos obrigatórios.“As famílias estão diversificando os canais e comprando em mais locais, porém, tem diminuído suas idas ao ponto de venda (PDV). A queda da frequência foi de 9,5% e o reflexo direto disso é o aumento do ticket médio, que ficou 20,8% maior”, diz Olegário.

Consumo mais consciente

Segundo a Pesquisa, o bolso do brasileiro está apertado, 49% das famílias têm gasto acima da renda e, entre esses lares endividados, os básicos ganham maior proporção.Mesmo com alguns preços mais altos, o carrinho do brasileiro não diminuiu. A prioridade, principalmente entre as classes médias e baixas, ainda é a mesa farta. O dado mais significativo disso é que 70% das ocasiões de compra são de abastecimento ou reposição.

“A prioridade do brasileiro, principalmente entre as classes médias e baixas, é ainda casa e comida. Para isso, há uma racionalização cada vez maior do consumo, abrindo mão de gastos com educação, animais cerimônias e festas, alimentação fora do lar e serviços pessoais”, afirma Christine Pereira, diretora Comercial da Kantar Worldpanel.

Saudáveis cada vez mais chegam à mesa
Nesse contexto, alimentos saudáveis se destacam e crescem acima da média. De acordo com os dados, 32% dos brasileiros afirmam que saúde e qualidade de vida são as maiores preocupações, com destaque para mercearia salgada, que tem um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.Outra constatação que a Pesquisa observou foi que alimentos perecíveis e líquidos ganham importância na cesta do brasileiro frente a outros departamentos. A análise notou ainda um crescimento de 41% da importância de produtos de açougue e hortifrúti.“Por outro lado, categorias como refrigerantes e açúcar vêm perdendo espaço para produtos mais saudáveis”, conta a diretora da Kantar Worldpanel.

Interior puxa o crescimento
O crescimento do setor supermercadista é puxado pelo interior. De acordo com Olegário Araújo, o horizonte de bons negócios está fora das grandes capitais, pois o segmento cresce duas vezes mais no interior do que nas grandes cidades. Para se ter uma ideia, 70% da demanda é atendida por supermercados. “O interior cresce mais porque estamos vivendo uma desconcentração da economia”.

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